São Paulo, 12 de janeiro de 2011.

 

Profissionais de São José do Rio Preto e região lotaram o auditório da Seccional do CRF-SPProfissionais de São José do Rio Preto e região lotaram o auditório da Seccional do CRF-SP Interessados em conhecer em detalhes a resolução que determina a retenção de receita para a dispensação de antibióticos, os profissionais de São José do Rio Preto e região lotaram o auditório da Seccional do CRF-SP na cidade. A palestra “Perspectivas da atuação do farmacêutico”, ministrada pelo conselheiro dr. Rodinei Vieira Veloso, foi realizada na segunda-feira (10/01) e abriu o XI Encontro Paulista de Farmacêuticos, que acontece em 24 cidades até 7/02.

 

Palestra foi ministrada pelo conselheiro dr. Rodinei Vieira VelosoPalestra foi ministrada pelo conselheiro dr. Rodinei Vieira Veloso

A evolução da profissão, passando por importantes momentos como a criação da Política Nacional de Medicamentos, o fracionamento, genéricos, o contexto da automedicação e da resistência bacteriana no Brasil e no mundo e as ações do CRF-SP para conter o uso indiscriminado de medicamentos estiveram entre os assuntos abordados durante a palestra. O ministrante também esclareceu dúvidas referentes às resoluções RDC 44/09 e RDC 44/10.

 

Diretores do CRF-SP e da Seccional prestigiaram o eventoDiretores do CRF-SP e da Seccional prestigiaram o evento

O público formado por farmacêuticos que atuam em drogarias, farmácias e rede pública, acompanhou a palestra que contou com uma série de perguntas frequentes e simulações de situações que podem ocorrer no dia-a-dia da dispensação.  Para dr. Rodinei, a quantidade de normativas na área de Farmácia reflete a importância e evidencia o atual momento do farmacêutico. Já dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, também presente no evento, destacou que a o farmacêutico precisa preparar-se para atender a um público cada vez mais exigente.

Atuando em drogarias há 18 anos, dra. Sonia Souza Silva, ressaltou que muitos pacientes questionam a necessidade da receita para adquirir um antibiótico. “Explico que os motivos estão relacionados à manutenção da saúde e a maioria entende a restrição”.

Dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, também presente no encontroDra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, também presente no encontro

Também presente na palestra e atuando na rede pública, dra. Ana Lúcia Zocal, vice-coordenadora da Comissão de Saúde Pública da Seccional, destacou que apesar de não haver a necessidade da retenção da receita para dispensação de antibióticos no setor público, o medicamento só pode ser  entregue mediante a prescrição. “Temos um trabalho de orientação a grupos de hipertensos, diabéticos e alertamos sobre os perigos de interações, automedicação. Muitos solicitam uma consulta individual com os farmacêuticos”, disse a dra. Ana Lúcia. 

Também prestigiaram a palestra dr. Pedro Menegasso, diretor-tesoureiro do CRF-SP, dra. Margarete Kishi, secretária-geral, dr. Ely Camargo, conselheiro federal, dr. Anderson de Almeida, diretor regional de São José do Rio Preto.

 

Clique aqui e acompanhe a programação completa do IX Encontro Paulista dos Farmacêuticos

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.