A prefeitura de Marília pretende encaminhar proposta ao CRF-SP para a contratação gradativa de farmacêuticos A prefeitura de Marília pretende encaminhar proposta ao CRF-SP para a contratação gradativa de farmacêuticos São Paulo, 8 de dezembro de 2010.

 

Com o objetivo de sensibilizar a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Marília sobre a importância da presença de farmacêuticos na rede pública de saúde, membros do CRF-SP se reuniram com o secretário de Saúde do município, dr. Júlio Cézar Zorzetto, nesta terça-feira (7/12). 

O diretor-tesoureiro e conselheiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, a diretora e a vice-diretora regional da seccional de Marília, dra. Mafalda Biagini e dra. Luciane Tiburtino, a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Marília, dra. Luciana Toledo, a conselheira dra. Priscila Dejuste, membros do departamento jurídico e fiscalização da entidade, farmacêuticos e enfermeiros participaram do encontro.

Atualmente, a dispensação de medicamentos nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 31 Unidades Saúde da Família (USFs) e uma Farmácia Central é realizada pela equipe de enfermagem em sua maioria, sendo somente 06 destas possuem farmacêutico na dispensação. Em parecer do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) consta a informação que não cabe a este profissional a execução desse serviço, mas ao farmacêutico. No setor público do município, há apenas farmacêuticos como responsáveis técnicos em farmácias populares e aquelas com manipulação de fórmulas.

A Prefeitura de Marília pretende encaminhar ao CRF-SP uma proposta de contratação gradativa de farmacêuticos, a fim de garantir a presença desses profissionais no serviço público e regularizar a situação.

 

Juliana Reis

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.