Dr. Marcelo Polacow recebe menção honrosa em premiação do Ministério da SaúdeDr. Marcelo Polacow recebe, em nome do CRF-SP, menção honrosa em premiação do Ministério da Saúde São Paulo, 3 de dezembro de 2010.

O CRF-SP recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo do Uso Racional de Medicamentos do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, ontem (02), em Brasília, pelo trabalho “Campanha Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana”.


Participaram da solenidade representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos/Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e de Instituições de Ensino Superior.


O prêmio, criado em 2009, é uma iniciativa do Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), como forma de compartilhar o conhecimento e de incentivar a produção técnico-científica na área com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos premiados poderão contribuir com as políticas públicas de saúde na ampliação da oferta adequada de medicamentos à população.


O vice-presidente do CRF-SP, dr. Marcelo Polacow, recebeu a premiação em nome do Conselho e agradeceu a todos os farmacêuticos do Brasil, em especial, aos do Estado de São Paulo, por mais uma conquista. O projeto premiado, desenvolvido em 2009, consistiu na conscientização e orientação de farmacêuticos e população sobre a importância do uso racional de antibióticos. Para isso, o Conselho contou com diversas ferramentas de comunicação: palestras, reuniões, distribuição de folderes, informações no portal, orientação no parque, entre outras ações. 


Outras categorias premiadas

O trabalho da dra. Eloisa Israel de Macedo, coordenadora da Comissão de Saúde Pública da seccional de Campinas, intitulado "A Importância da Análise Técnica para a Tomada de Decisão do Fornecimento de Medicamentos pela Via Judicial"  também mereceu destaque na categoria dissertação de mestrado.

Os membros do Grupo de Estudo de Saúde Pública da seccional de Santo André, dra. Melissa Sproesser Alonso, dra. Giovana Garofalo e dra. Claudia Baseio também foram classificadas  pelo trabalho "Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos" e conquistaram o 1º lugar na categoria "Experiência bem sucedida de profissionais no Serviço de Saúde".

 No total, 163 trabalhos foram inscritos, dos quais 23 foram selecionados e receberam prêmios no valor total de R$ 55 mil. O CRF-SP participou do concurso encaminhando quatro trabalhos: Campanha uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana; Elaboração dos fascículos “Farmácia Estabelecimento de Saúde”; Semana de Assistência Farmacêutica – SAF; Dê uma folga para o coração: viva! Para uma vida sem pressão, oriente-se com o farmacêutico.


Confira os trabalhos premiados em cada categoria.

 

Juliana Reis

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.