Slogan da campanha do CRF-SP Acima, slogan da campanha do CRF-SP "Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana"

São Paulo, 25 de outubro de 2010.

A retenção da receita na farmácia para a compra de antibióticos é uma medida extremamente necessária para controlar o consumo. De acordo com a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve ser publicada em Diário Oficial esta semana, uma via da prescrição ficará retida na farmácia e outra com o paciente. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma a partir da publicação.

Infelizmente, a população brasileira tem o péssimo hábito de ir à farmácia e adquirir antibióticos sem receita. Infelizmente, também, sabe-se que algumas farmácias e drogarias brasileiras vendem esse tipo de produto, sem exigir a prescrição. Se para profissionais de saúde treinados, como médicos e dentistas, já é difícil determinar a natureza das infecções e selecionar corretamente um antibiótico, para a população leiga e para os balconistas de farmácias e drogarias é um ato extremamente perigoso e irresponsável, pois põe não só a saúde de quem vai consumir o medicamento em risco, mas de toda a população.

CRF-SP contra o consumo indiscriminado

O farmacêutico está na farmácia para orientar o paciente na aquisição dos medicamentos e acompanhar o tratamento. Tem como obrigação profissional e ética zelar pela preservação da saúde. Entretanto, pressões comerciais e a irresponsabilidade justificada pelas regras de mercado têm sido fatores que dificultam o trabalho do farmacêutico.

O CRF-SP, preocupado com essa situação, têm agido orientando e cobrando uma postura firme dos farmacêuticos. Por conta disso, o CRF-SP reafirma a responsabilidade deste profissional à frente de todos os procedimentos dentro do estabelecimento farmacêutico. Apenas com conhecimento técnico sólido e atualizado o profissional poderá orientar a população e, muitas vezes, persuadir os pacientes com argumentos técnicos e legais quando insistirem na aquisição desses produtos sem receita.

A campanha “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana”, organizada pelo CRF-SP, já atuou em várias frentes desde 2009. Farmacêuticos voluntários orientaram os visitantes do Parque Villa Lobos, em São Paulo. Foi um dia inteiro de dicas, conversas e informações sobre as formas corretas de utilizar os medicamentos para evitar riscos. As mesmas dicas estavam em mais de 170 mil folderes distribuídos em pedágios das principais rodovias do Estado.

Superbactéria
Bactérias antes consideradas inofensivas, agora causam doenças incuráveis ou são invencíveis como o caso da superbactéria KPC que se alastrou no Distrito Federal. Um dos fatores que mais contribui para o agravamento desse problema é o uso abusivo e inadequado dos antibióticos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50% das prescrições no mundo são incorretas, ou seja, às vezes o paciente apresenta infecção por vírus e recebe a receita de um antibiótico, que em nada irá contribuir no tratamento.

Nota técnica aos hospitais
A Anvisa reuniu infectologistas, microbiologistas e especialistas em infecção hospitalar para discutir o conteúdo de uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle de infecção hospitalar. A nota, que também será publicada esta semana, deverá apontar os testes e processamentos para detecção de enterobactérias produtoras de enzima KPC e reforçar a necessidade de comunicação mais eficiente entre hospitais e coordenações municipais e estaduais de controle de infecção hospitalar.

A Anvisa também aprovou a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcoólica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes. Os estabelecimentos deverão cumprir a norma a partir de 60 dias, contados da publicação no Diário Oficial da União.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.