Uso do medicamento está restrito nos Estados Unidos desde 23 de setembroUso do medicamento está restrito nos Estados Unidos desde 23 de setembroUso do medicamento está restrito nos Estados Unidos desde 23 de setembro

São Paulo, 29 de setembro de 2010

Nessa quarta-feira, dia 29/09, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou o registro  e determinou o recolhimento dos medicamentos com princípio ativo rosiglitazona, o Avandia®, produzido pela GlaxoSmithKline em todo o território nacional.

Segundo alerta SNVS/Anvisa/Nuvig/Gfarm nº 04, de 29 de Setembro de 2010, "os medicamentos contendo rosiglitazona como princípio ativo apresentam relação custo/benefício desfavorável em relação ao benefício, especialmente pela alta probabilidade de ocorrência de doenças isquêmicas, considerando que existem alternativas terapêuticas mais seguras para as mesmas indicações".

Restrição nos EUA e Europa

A agência de controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) restringiu em 23/09/10 o uso do Avandia®. A decisão ocorreu depois de dados que sugerem um elevado risco de danos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, em pacientes tratados com Avandia®.

Segundo o FDA, o medicamento só estará disponível para novos pacientes com diabetes tipo 2, se não puderem controlar seus níveis de glicose com outros medicamentos.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) também informou em 23/09 que o medicamento não estará mais disponível para os pacientes na Europa, após recomendar que seja suprimido do mercado devido a problemas de saúde.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.