É o que aponta a pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Foram ouvidos 18 mil universitários, matriculados em instituições das 27 capitais brasileiras. O risco de dependência de tranquilizantes e ansiolíticos para as mulheres pesquisadas (9 mil no total) superou o índice encontrado para ecstasy, cocaína, solvente e crack. No público universitário feminino, 3,2% delas já são viciadas em calmantes e antidepressivos, terceira maior taxa de uso abusivo, atrás apenas da maconha (5%) e anfetaminas (3,9%).

Para efeito comparativo, 14,6% das pesquisadas informaram usar tranquilizantes e, na população em geral – conforme mostrou o último censo nacional feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – a média de uso não chegou a 1,5%.

Brasil: 72 casos de intoxicação por dia
O último relatório do Sistema Nacional de Informação Toxicológica (Sinitox) alerta para o perigo da automedicação. Apenas em 2008 foram contabilizados 26.384 intoxicações por medicamentos, sendo 16,8 mil em mulheres, uma média de 72 casos por dia. Para comparar, a overdose por drogas ilícitas somou 3.855 casos de intoxicação no mesmo ano. Clique aqui para acessar todos os dados mais recentes sobre intoxicação do Sinitox.

Automedicação: problema mundial
O número de entradas na emergência de hospitais dos Estados Unidos devido ao uso de medicamentos por conta própria, com ou sem necessidade de receita, dobrou nos últimos cinco anos, segundo os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças do país.

O aumento foi divulgado mês passado no “Morbidity and Mortality Weekly Report”. A maioria das entradas na emergência foram reações a analgésicos opióides como oxicodona, hidrocodona e metadona. Os casos passaram de 144.600 em 2004 para 305.900 entradas em 2008. As drogas ansiolíticas corresponderam a 271.700 entradas na emergência em 2008, contra 143.500 em 2004.


Com informações do UOL

Assessoria de Comunicação CRF - SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.