A matéria ouviu a opinião de diversos profissionais da saúde, entre os quais representantes do CRF-SP, que foram unânimes em advertir que o hábito de consumir analgésicos como a dipirona e o paracetamol, por exemplo, sem a orientação correta, pode trazer riscos ao paciente.

A reportagem revelou que, segundo dados divulgados pela Anvisa, em dez anos houve 810 casos de reação à dipirona, sendo 20% graves e associados em sua maioria à hipersensibilidade dos usuários. Já o paracetamol gerou 194 notificações, das quais 17% eram graves, principalmente por problemas hepáticos.

Outro dado relevante da matéria é que no ano passado a classe de analgésicos fez 29 lançamentos no país, ultrapassando quase todas as categorias de medicamentos, que em média lançam dois novos produtos por ano.

Importância da RDC 44/09 da Anvisa

O velho hábito da automedicação também foi revelado por muitos entrevistados, que declararam ter o costume de decidir-se sozinhos sobre qual analgésico devem tomar quando sentem algum tipo de dor. O teor da reportagem do Estadão e do Jornal da Tarde reforçou a importância da Resolução RDC 44/09 e da Instrução Normativa nº 10, que trata da forma de disposição dos medicamentos isentos de prescrição em farmácias e drogarias fora do alncance dos consumidores, como forma de garantir que o usuário receba a orientação adequada do farmacêutico sobre a utilização correta do medicamento.

Clique aqui para ver a reportagem na íntegra.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.