A proposta do CRF-SP é que os voluntários realizem palestras na capital e interior para informar um número cada vez maior de farmacêuticos e, consequentemente, que essa informação seja repassada à população em geral.

Durante a palestra, o dr. Fernando ressaltou o quanto as bactérias possuem a capacidade de adaptar-se ao meio, já que estão na Terra há mais de 1 bilhão e meio de anos. "Não adianta querermos extingui-las, temos que conviver com elas da melhor maneira. Se continuarmos a usar o antibiótico de forma indiscriminada, as bactérias se tornarão invencíveis”.  

 

Dr. Fernando Del Fiol é especialista em doenças infecciosas com aperfeiçoamento em HarvardDr. Fernando Del Fiol é especialista em doenças infecciosas com aperfeiçoamento em Harvard

 

 

Um dos enfoques que deve ser amplamente divulgado à população é o de que os antibióticos não são eficazes no combate a vírus, sendo assim não podem ser usados no tratamento, por exemplo, de gripes.

Especialmente na Europa registram-se "casos de resistência total ou quase total a antibióticos" e as infecções causadas por bactérias multirresistentes têm aumentado nos últimos anos.

O Centro Europeu de Prevenção e de Controle de Doenças, com sede na Suécia, contabiliza 25 mil mortes ocorridas anualmente na União Europeia causadas por bactérias resistentes. O custo financeiro é avaliado em 1,5 bilhão de euros por ano. No ano passado, alguns países europeus, entre eles Itália, Espanha e Portugal, tinham taxas de resistência superiores a 25% à E. coli, contra 2% em 2003.

Dr. Fernando Fiol destacou que em 2000 esteve presente no lançamento de um antibiótico na Itália, que teve o investimento de R$ 800 milhões, no entanto passados três meses já existiam bactérias resistentes ao medicamento.  

 

Dra. Raquel Rizzi fez a abertura da capacitaçãoDra. Raquel Rizzi fez a abertura da capacitação

 

 

Venda sob controle

A Anvisa realizou em março deste ano uma audiência pública para discutir a ampliação do controle na dispensação de antibióticos orais e injetáveis. Entre as sugestões da Agência estão a exigência de retenção de receita na venda destes medicamentos e a inclusão de alguns antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.