Umas das novidades apresentadas no Congresso foi o Hórus, um software desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, para permitir a integração de informações entre as farmácias, unidades de saúde e almoxarifados. Durante a cerimônia de lançamento, secretários da Saúde de 22 prefeituras paulistas assinaram o termo de adesão ao novo sistema, entre as quais Diadema, Bragança Paulista, Jundiaí e Guarujá, entre outras.
De acordo com o dr. José Miguel do Nascimento Junior, diretor do DAF, a expectativa é que a implementação do Hórus traga maior qualificação na gestão e ampliação do acesso aos medicamentos. “O Hórus é uma ferramenta que irá qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica, permitindo aos gestores do SUS melhorar as ações de planejamento, monitoramento e avaliação”, afirmou.
Representando a Comissão Assessora de Saúde Pública da capital estiveram presentes o coordenador dr. Israel Murakami, e os vices dra. Cláudia de Araújo e dr. Felipe Augusto de Souza, além da vice-coordenadora da Comissão de Saúde Pública de Campinas, dra. Michele Félix dos Santos. A secretária-geral dra. Margarete Akemi Kishi representou a diretoria do CRF-SP no Congresso.
Publicação inédita do CRF-SP
O documento que traça as diretrizes para estruturação e processos de organização da assistência farmacêutica municípios acaba de ser atualizado. A edição nº2 conta agora com duas Portarias publicadas recentemente e pode ser acessada na íntegra na área de Downloads deste portal.
Renata Gonçalez
Assessora de Comunicação CRF-SP