Umas das novidades apresentadas no Congresso foi o Hórus, um software desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, para permitir a integração de informações entre as farmácias, unidades de saúde e almoxarifados. Durante a cerimônia de lançamento, secretários da Saúde de 22 prefeituras paulistas assinaram o termo de adesão ao novo sistema, entre as quais Diadema, Bragança Paulista, Jundiaí e Guarujá, entre outras.

De acordo com o dr. José Miguel do Nascimento Junior, diretor do DAF, a expectativa é que a implementação do Hórus traga maior qualificação na gestão e ampliação do acesso aos medicamentos. “O Hórus é uma ferramenta que irá qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica, permitindo aos gestores do SUS melhorar as ações de planejamento, monitoramento e avaliação”, afirmou.

 

Representante da Prefeitura de Bragança Paulista com o dr. José Miguel do Nascimento Junior, do DAF do Ministério da SaúdeRepresentante da Prefeitura de Bragança Paulista com o dr. José Miguel do Nascimento Junior, do DAF do Ministério da Saúde

 

 

Representando a Comissão Assessora de Saúde Pública da capital estiveram presentes o coordenador dr. Israel Murakami, e os vices dra. Cláudia de Araújo e dr. Felipe Augusto de Souza, além da vice-coordenadora da Comissão de Saúde Pública de Campinas, dra. Michele Félix dos Santos. A secretária-geral dra. Margarete Akemi Kishi representou a diretoria do CRF-SP no Congresso.

Publicação inédita do CRF-SP

O documento que traça as diretrizes para estruturação e processos de organização da assistência farmacêutica municípios acaba de ser atualizado. A edição nº2 conta agora com duas Portarias publicadas recentemente e pode ser acessada na íntegra na área de Downloads deste portal.

 

Renata Gonçalez

Assessora de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.