A abertura do evento foi feita pelo vereador Kamia e pela presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi. A farmacêutica enfatizou a importância da participação dos estudantes nos movimentos da categoria. “A Farmácia vive hoje uma fase de mudanças importantes e incomparáveis. A participação dos acadêmicos em eventos como esse é indispensável para que estejam preparados para o mercado de trabalho”.

  

Dra. Raquel Rizzi, vereador Ushitaro Kamia, dra. Flávia Trovão e dr. Roberto YamamotoDra. Raquel Rizzi, vereador Ushitaro Kamia, dra. Flávia Trovão e dr. Roberto Yamamoto

 

 

 

As palestras, ministradas pelos membros das Comissões Assessoras do CRF-SP, abordaram temas relacionados às áreas de atuação do farmacêutico nas práticas complementares. O dr. Rogério Veiga, coordenador da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, falou sobre o uso e as principais aplicações das Plantas Medicinais, além de ressaltar o modo de preparo.

A vice-coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia, dra. Flávia Trovão, enfatizou os conceitos e diferenças entre alopatia e homeopatia e como ela pode ser utilizada como terapia complementar. Já a dra. Alcione Alencar, que também integra a Comissão, destacou a atuação do farmacêutico homeopata no serviço público. A farmacêutica destacou a importância da inserção desta prática no SUS, no entanto enfatizou a carência de farmácias especializadas (em todo Estado de São Paulo há apenas um estabelecimento).

O dr. Paulo Cesar Varanda, membro da Comissão Assessora de Acupuntura, abordou a acupuntura na homeostasia, ou seja, como essa prática pode auxiliar os pacientes no equilíbrio entre o meio interno e externo. Mais de 130 estudantes de Farmácia, Enfermagem e outras áreas da saúde lotaram o plenário 1º de Maio na Câmara de São Paulo. A estudante do segundo ano de Enfermagem, Simone Nascimento, ficou surpresa com a abrangência do evento. “Palestras como essas contribuem para nosso aprimoramento profissional, pois revelam a importância do trabalho multidisciplinar”.

 

Luana Frasca

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.