A presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, recebeu os participantes ressaltando o importante trabalho da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP, coordenada pelo dr. Antônio Yoshinobo Iwasaki. Com apenas seis meses de atuação, a Comissão já elaborou uma proposta de resolução para normatizar a área, uma cartilha com informações sobre o setor, ministrou palestra em universidades, participou de seminários e ainda promete mais realizações para 2010.

A  palestra do vice-coordenador da Comissão, dr. José Trezza Netto foi focada em um panorama da área com ênfase na chegada da Medicina Tradicional Chinesa ao Brasil em 1810, com a vinda dos imigrantes até chegar no atual momento em que os farmacêuticos comemoram a publicação da Resolução 516/09 do CFF, que define a acupuntura como especialidade farmacêutica.

 

Dr. José Trezza Netto, vice-coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SPDr. José Trezza Netto, vice-coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP

 

 

Dr. Trezza destacou que uma anamnese completa é fundamental para estipular o tipo de técnica que será utilizada no tratamento, além da verificação da língua e do pulso. Outro destaque foi para que outros tratamentos não sejam interrompidos, ou seja, em nenhum momento o acupunturista pode interferir no tratamento clínico, a acupuntura é uma terapia complementar. “Trata-se de uma ferramenta em benefício do paciente. O bom senso deve ser o principal”.

Estética facial e corporal foi o tema da segunda palestra do dia, ministrada por dra. Terezinha de Jesus Diniz, membro da Comissão de Acupuntura do CRF-SP. A farmacêutica apresentou todos os tipos de recursos que a Medicina Tradicional Chinesa utiliza na estética como a dietética, a fitoterapia ocidental (ex: ban chá, chá branco, chá verde, tintura de coentro), utilizados para desintoxicar o paciente, além da cosmetologia chinesa aplicada a tratamentos de beleza como algas vermelhas, pó de pérola e ginseng.

 

 

Dra. Terezinha Diniz, membro da Comissão, apresentou os recursos da medicina tradicional chinesa utilizados em tratamentos de estéticaDra. Terezinha Diniz, membro da Comissão, apresentou os recursos da medicina tradicional chinesa utilizados em tratamentos de estética

 

 

 

 

 

Entre outras técnicas destacam-se a talassoterapia (com produtos vindos do mar), ventosas (que auxiliam na drenagem), a haihua (eletromagnetoterapia), moxabustão (aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo), auriculoterapia (utilizada para tratamento de desarmonias internas e pontos para obesidade), eletroacupuntura (recuperação do tecido fibroso, estrias e produção de colágeno e elastina).

Dra. Terezinha fez questão de ressaltar que o tratamento da obesidade com a acupuntura é complexo e utiliza diversos meridianos do corpo, tendo em vista que o corpo humano possui mais de 2000 pontos. Entre os principais mecanismos de ação da acupuntura estão: regular o centro de saciedade, a ação metabólica, a função endócrina e aumentar a circulação sanguínea no local. Além disso, a acupuntura atua também no auxílio ao combate a grodura localizada, celulite e flacidez.

Aulas práticas

Em dois momentos, os participantes acompanharam a aplicação de diversas técnicas de acupuntura em pacientes. Na primeira aula, dr. Antônio Iwasaki, coordenador e os outros membros da Comissão demonstraram o passo a passo de um tratamento em uma voluntária que sofre de dores de cabeça. Dr. Raimundo Renato N. Guimarães, vice-coordenador da Comissão fez a demonstração em uma paciente com LER (lesão por esforço repetitivo).

A segunda etapa das aulas práticas foi direcionada para o tratamento estético com a aplicação de uma série de técnicas que atuam em pontos determinados à diminuição de rugas e tonificação da pele.

Para participar da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP e fazer parte das reuniões e discussões sobre a área, basta entrar em contato com a Secretaria das Comissões Assessoras pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

A demonstração prática de técnicas de acupuntura em voluntários foi um dos pontos altos do eventoA demonstração prática de técnicas de acupuntura em voluntários foi um dos pontos altos do evento

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.