O modelo de assistência farmacêutica implementado em Serra Azul foi tema da palestra do dr. Élson José de Lima Jr, farmacêutico responsável pela Divisão de Farmácia daquele município. Serra Azul tem como característica principal o atendimento à população carcerária oriunda de duas penitenciárias e um Centro de Detenção Provisória (CDP) locais. “Isso obriga o farmacêutico a zelar pela continuidade de tratamentos iniciados por esses pacientes em outras unidades prisionais”, explicou o dr. Élson.

A estrutura diferenciada das farmácias municipais de Pontal foi detalhada pela dra. Vanessa Milan Teixeira, que atua como farmacêutica responsável naquela cidade. Ela informou que a rede pública de saúde de Pontal atende majoritariamente famílias nordestinas que vêm à região para trabalhar na lavoura. “São pacientes de origem muito humilde que necessitam de atenção farmacêutica redobrada”, disse a dra. Vanessa. Outro diferencial é o horário de atendimento das unidades: das 8h às 19h.

O farmacêutico dr. Michel Moussa Nehme, um dos responsáveis pelas farmácias municipais de Cajuru, foi o terceiro a apresentar palestra. Segundo ele, a implantação do Método Dader (manual de atendimento que se baseia no levantamento do histórico farmacoterapêutico do paciente) é um dos fatores que mais beneficiaram as farmácias de Cajuru. “Na primeira vez em que é atendido, o paciente passa por uma entrevista com o farmacêutico. Neste contato, tentamos detectar possíveis interações medicamentosas ainda não identificadas pelos médicos”, declarou o dr. Michel.

O perfil das farmácias de Ribeirão Preto foi apresentado pela dra. Rute Casas Garcia, farmacêutica que atua na Divisão de Farmácia do município onde, de acordo com a palestrante, há farmacêuticos presentes em todas as unidades. “Essa foi uma vitória tanto para os profissionais, como para a população, e que teve o CRF-SP como grande responsável ao exigir a presença do farmacêutico em todas as farmácias municipais”, afirmou.

O I Fórum de Assistência Farmacêutica do SUS contou com as presenças da secretária municipal da Saúde de Ribeirão Preto, dra. Carla Palhares Queiroz; e da secretária municipal da Saúde de Cajuru, dra. Giovana Biaggi Moraes. O diretoria do CRF-SP foi representada pela presidente dra. Raquel Rizzi, e pela diretora regional da Seccional Ribeirão Preto, dra. Ana Cláudia da Silva. O coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, dr. Israel Murakami, também esteve presente no evento, e, ao final das palestras, coordenou um fórum de discussões entre os participantes.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.