O treinamento reuniu farmacêuticos que atuam em estabelecimentos notificadores e profissionais da Vigilância Sanitária. Todos com objetivo em comum: saber mais sobre como monitorar a qualidade dos medicamentos comercializados no Brasil.

O evento contou com a presença da presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, que falou sobre a importância da atuação do farmacêutico do sistema Vigipos (Vigilância pós-comercialização).

A programação também teve como palestrantes: dra. Emiko Fukuda (CVS-SP), que apresentou os temas “Vigilância Sanitária e vigilância pós-comercialização” e “Desvio de qualidade de produtos de interesse à saúde: especificidades”, este último também com a participação da dra. Denise M. de Marco e Souza (CVS-SP); dr. Adalton Ribeiro (CVS-SP), que abordou “Farmacovigilância – Reações Diversas a Medicamentos”; dr. Roberto Gramani (CVS-SP), que apresentou o tema “Tecnovigilância – evento adversos de produtos para a saúde”; e dr. Pedro Roschel, responsável pelos temas “Vigipos de Saneantes domissanitários – desvios de qualidade e eventos adversos” e “Vigipos de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes – desvios de qualidade e eventos adversos”.

Para o farmacêutico dr. José C. da Silva Lima, que trabalha em um estabelecimento notificador de Presidente Prudente, o conteúdo do curso o ajudou a esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento das notificações. “É um assunto tão rico em informações que valeria a pena ser abordado em mais de um dia de curso”, sugeriu.

 “Achei muito proveitoso, principalmente a parte sobre legislação”, comentou a farmacêutica dra. Nicassia B. Derre Gomes, que trabalha na farmácia pública municipal de Presidente Prudente.

A participação de profissionais da Vigilância Sanitária foi um dos diferenciais do Módulo II das Farmácias Notificadoras realizado em Presidente Prudente. “Chamou minha atenção porque não sabia como o programa funcionava. Pretendo sempre participar desses treinamentos”, disse a dra. Vanessa Beserra Fernandes, diretora da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Caiuá.

A seguir, fotos de alguns dos palestrantes do Módulo II - Programa Farmácias Notificadoras em Presidente Prudente:

 

 

Dra. Denise de Marco e Souza, do CVS-SPDra. Denise de Marco e Souza, do CVS-SP

Dra. Denise de Marco e Souza

Dra. Emiko Fukuda, do CVS-SPDra. Emiko Fukuda, do CVS-SP

Dra. Emiko Fukuda

Dr. Roberto Gramani, do CVS-SPDr. Roberto Gramani, do CVS-SP

 Dr. Roberto Gramani

Dr. Adalton Ribeiro, do CVS-SPDr. Adalton Ribeiro, do CVS-SP

Dr. Adalton Ribeiro

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.