No primeiro dia de capacitação, os farmacêuticos acompanharam palestras que abordaram temas gerais sobre o vírus HIV, incluindo a prevenção, o agente epidemiológico da doença, aspectos clínicos do paciente, além de recomendações diversas para a terapia antirretroviral.

Uma das ministrantes das palestras é a médica epidemiologista do CRT DST/Aids, dra. Eliane Fonseca, que na terça-feira falou sobre os efeitos adversos das terapias antirretrovirais e as coinfecções comuns em pacientes que vivem com HIV/Aids. Já a farmacologia desses medicamentos foi abordada pela dra. Amouni Mourad, que é assessora técnica do CRF-SP.

Outras palestras apresentadas ontem foram a da diretora técnica do Serviço de Saúde do CRT – DST/Aids, dra. Edjane Maria V. Falcão, que falou sobre a logística dos medicamentos antirretrovirais, e a do dr. Claudinei Alves Santana, chefe do Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids do Hospital das Clínicas. O farmacêutico chamou atenção dos participantes ao detalhar o trabalho que desenvolveu no HC para aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento.

Na programação de hoje, o conselheiro do CRF-SP dr. Rodinei Vieira Veloso falou sobre as Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos e dr. Adalton Ribeiro, do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo sobre as Reações Adversas a Medicamentos e Fluxo de Notificação.

Os desvios de qualidade foram abordados pela dra. Emiko Fukuda, diretora técnica do Serviço de Saúde do Grupo de Medicamentos do CVS. Outro profissional do CVS que ministrou palestra hoje foi o dr. Roberto Gramani, cirurgião-dentista que coordena o setor de Tecnovigilância do CVS, que falou sobre Tecnovigilância.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.