A participação de inúmeros representantes de municípios da região mostrou a grandiosidade do evento. Entre as cidades, estavam Fernandópolis, Populina, Ponta Linda, Meridiano, Ouroeste, União Paulista, Suzanópolis, Paranapuã, Urânia, Ilha solteira, Votuporanga, Cosmorama, Pedrápolis, Jales, Mesópolis, Valentin Gentil, Nova Castilho, Itapura e muitos outros.

O sucesso do 1º encontro foi opinião unânime. De acordo com a diretora regional, dra. Rosana M. Kagesawa, todos os gestores entenderam qual o papel do farmacêutico, e perceberam que podem acompanhar mais de perto o trabalho desse profissional. A diretora regional colocou o CRF-SP à disposição para auxiliar os municípios e adiantou que a idéia é proporcionar oficinas de capacitação para estruturarem a assistência farmacêutica.

Além de autoridades locais, o evento contou com a participação de dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, dr. Ely Saranz, conselheiro federal por São Paulo, entre outros.

A presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, destacou que o CRF-SP foi o primeiro a criar um documento modelo de assistência farmacêutica como sugestão para os municípios. Este documento, elaborado pelas Comissões Assessoras de Saúde Pública do CRF-SP, identifica as necessidades de cada região e padroniza as ações em todo Estado.

A iniciativa do evento foi da Seccional de Fernandópolis com apoio da Diretoria do CRF-SP.

Participação intensa
Prefeitos, secretários de saúde, diretores, coordenadores, farmacêuticos fizeram parte da platéia. Confira alguns depoimentos de representantes dos municípios:

“O 1º Encontro de Saúde foi muito proveitoso, sobretudo para os municípios que pretendem fazer um melhor planejamento na distribuição de medicamentos. Em Populina, temos farmacêutico e técnico de farmácia sempre presentes na UBS do município. A meta é minimizar os problemas da população carente, que necessita de medicamentos, principalmente os de alto custo”.
Dr. Sergio Martins Carrasco, prefeito de Populina e farmacêutico

“Achei que o evento irá servir para fortalecer o sistema de trabalho e ajudar nossa equipe a melhorar o atendimento na farmácia que funciona no posto de saúde de Ponta Linda”.
Marques Guedes Cardoso, prefeito de Ponta Linda

“O evento atingiu o seu objetivo em Fernandópolis e região. Nosso município está à disposição para outros eventos”.
Dr. José Martins Filho, diretor da Saúde de Fernandópolis

“O evento foi magnífico, fiz questão de ficar até o final das palestras, foram de extrema utilidade para nós, que atuamos na área da Saúde”.
Maria Aparecida A. de Souza, Diretora da Saúde da Prefeitura de Ilha Solteira

“O 1º Encontro foi muito válido, pude entender a importância da presença do farmacêutico na rede pública e que dispensação de medicamentos é um trabalho de inteira responsabilidade e capacitação desse profissional, principalmente para evitar a automedicação”.
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Pedranópolis, Agnaldo Coelho

“Estive ao lado do prefeito e da coordenadora de saúde e nos identificamos com as questões abordadas nas palestras, como a dificuldade de acesso aos medicamentos de alto custo. Ainda temos que adquiri-los por meios judiciais pela falta desses medicamentos na rede pública”.
Tânia Meire Molinari Botti, farmacêutica da Prefeitura de União Paulista

“Como nunca havia participado de um evento sobre Farmácia me surpreendi com a quantidade de informação, cuidados, procedimentos, além da importância do farmacêutico”.
Prof. Aldo J. Moscardini Jr, vice-presidente da Fundação Educacional de Fernandópolis

“Os gestores descobriram tudo que podem exigir do trabalho do farmacêutico. Fiquei impressionada com o trabalho da Seccional que conseguiu mobilizar autoridades e participantes de muitos municípios da região. Apresentei as dificuldades e experiências bem sucedidas durante a implantação da assistência farmacêutica em Ribeirão Preto”.
Dra. Darlene Carprari P. Mestriner, chefe da divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico de Ribeirão Preto

“A iniciativa do CRF-SP em promover esse encontro foi um grande aprendizado, porque ensina o profissional a documentar (protolocar) tudo, e mostra ainda exemplos de municípios grandes que podem ser aplicados em cidades menores. A presença do gestor e do diretor de saúde deveria ser obrigatória para se conscientizarem sobre a importância do farmacêutico participar de toda cadeia que envolve os processos de dispensação de medicamentos na rede pública”.
Dra. Mirna Gonçalves Coelho, Responsável Técnica pela UBS de Itapura