Evento reúne mais de 200 pessoas em dois dias de programação voltada para oito áreas do conhecimento

 

Evento mobilizou mais de 200 pessoas no último fim de semana, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capitalEvento mobilizou mais de 200 pessoas no último fim de semana, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital

São Paulo, 22 de julho de 2024.

Uma nova rodada de debates envolvendo oito setores da Farmácia mobilizou mais de 200 pessoas no último fim de semana, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital, durante o 4º Pharma Expert, evento do CRF-SP que a cada edição conquista farmacêuticos e estudantes de Farmácia e se consolida cada vez mais como referência por trazer novidades e os principais desafios da profissão farmacêutica.

O secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo; a conselheira e coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Cuidado Farmacêutico na Infectologia, Dra. Adryella Luz; e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo PolacowO secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo; a conselheira e coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Cuidado Farmacêutico na Infectologia, Dra. Adryella Luz; e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow

Na sexta-feira (19), a programação abordou temas relacionados a Assuntos Regulatórios, Condições Crônicas não-Transmissíveis, Sênior e Cuidado Farmacêutico na Infectologia. Já no sábado (20), o público assistiu a palestras e mesas-redondas sobre Terapia Personalizada e Genética, Farmacovigilância, Suplementos Alimentares e Cuidado Farmacêutico em Doenças Respiratórias.

Dentre as atividades promovidas ao longo dos dois dias, assuntos como ferramentas para elaboração de instrumentos normativos; novas perspectivas para o tratamento da obesidade; assédio no trabalho e etarismo; cuidados voltados a pessoas com HIV; a genética da população brasileira; desafios da farmacovigilância; prescrição de ômega 3 e uso de broncodilatadores em condições respiratórias agudas e crônicas estavam entre os destaques da programação.

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto; e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano FalvoA diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto; e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo

A farmacêutica Dra. Priscila Hsieh participou dos dois dias de evento e considerou a programação do 4º Pharma Expert como uma “oportunidade única” para aprender temas importantes ministrados por pessoas inspiradoras.

“No primeiro dia, pude entender um pouco mais como funcionam os assuntos regulatórios que moldam nossa prática farmacêutica. Já no segundo dia, o foco foi em Terapia Genética, um campo inovador que promete revolucionar a forma como tratamos diversas condições médicas. As discussões foram fascinantes e abriram novas perspectivas sobre o futuro da saúde e da farmácia”.

A acadêmica de Farmácia Natalia Tomaz também elogiou os palestrantes. “O Pharma Expert proporcionou muito conhecimento para todos, com palestras diversas e profissionais super atualizados em suas áreas”. Ela participou do evento no sábado e optou por assistir à programação sobre suplementos alimentares, bioinformática e cuidado farmacêutico em doenças respiratórias.

Assuntos regulatórios

O setor de assuntos regulatórios, também chamado de Regulatory Affairs, compreende dois setores principais de atuação para o farmacêutico: setor regulador (órgãos governamentais) e setor regulado (empresas, clínicas, estabelecimentos de saúde, entidades de classe etc.), com atuação em vários tipos de produtos, entre eles medicamentos, dispositivos médicos, alimentos, saneantes, produtos de diagnóstico in vitro, entre outros.

Dra. Simone dos Santos Silva falou sobre as ferramentas de atualização quanto aos instrumentos normativosDra. Simone dos Santos Silva falou sobre as ferramentas de atualização quanto aos instrumentos normativos

Para que o farmacêutico esteja preparado para atuar com excelência, o Comitê de Assuntos Regulatórios do CRF-SP preparou uma programação especial que contou com temas que mostraram aos participantes como são elaborados instrumentos normativos, assim como as ferramentas mais utilizadas para estar atualizado em relação à legislação e normas que regem os setores.

Também foram destacadas situações em que o ChatGPT e a inteligência artificial podem ser aliadas nas formas de interpretação das normativas, o que antes era trabalhoso e pouco prático, com o suporte tecnológico ganha em agilidade e organização. Ainda nessa linha de inovação, a legislação que envolve os suplementos alimentares e a Cannabis medicinal também esteve em destaque e os participantes puderam acompanhar a trajetória da regulamentação de ambas as áreas, assim como verificar novas oportunidades.

Dra. Aline Veríssimo de Medeiros Silva abordou o tema "Como realizara auditorias internas, receber auditorias externas e tratar as não conformidades"Dra. Aline Veríssimo de Medeiros Silva abordou o tema "Como realizara auditorias internas, receber auditorias externas e tratar as não conformidades"

Outro destaque foi em relação à legislação que envolve a realização de exames e testes rápidos em farmácias, em que os farmacêuticos e estudantes de Farmácia conheceram o que pode e o que não pode ser realizado dentro desse âmbito. As atividades encerraram na sala sobre assuntos regulatórios como a palestra que apontou os aspectos para a realização de auditorias internas, as melhores formas de estar preparado para receber uma auditoria externa e tratar as não conformidades que podem ser apontadas.

Da esq. p/ dir.: Dra. Priscila Dejuste; Dr. Marcos Machado; Dr. Túlio Zanfolim; e Dra. Nancy MesasDa esq. p/ dir.: Dra. Priscila Dejuste; Dr. Marcos Machado; Dr. Túlio Zanfolim; e Dra. Nancy Mesas

Condições crônicas não transmissíveis

As condições crônicas não transmissíveis ganharam destaque nesta edição do evento e os debates permearam os cuidados em oncologia, o papel da espiritualidade na saúde e as novas perspectivas sobre a obesidade.

Dr. José Vanilton de Almeida e Dra. Sílvia Storpirtis falaram sobre Saúde e EspiritualidadeDr. José Vanilton de Almeida e Dra. Sílvia Storpirtis falaram sobre Saúde e Espiritualidade

Entre as abordagens sobre o câncer foram apresentadas a importância da farmácia clínica oncológica e o papel do farmacêutico no cuidado ao paciente, otimizando terapia medicamentosa e gerenciando os eventos adversos, bem como garantindo a segurança dos pacientes e profissionais. Também foram apresentadas a importância da prevenção primária, que ocorre quando há modificação da exposição já existente aos fatores de risco; e a secundária, quando há detecção precoce da doença já estabelecida. Os tratamentos disponíveis e as perspectivas para o futuro foram trazidas aos participantes, entre elas as cirurgias, as técnicas minimamente invasivas, a radiologia intervencionista, a radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo com anticorpos monoclonais, inibidores de tirosina kinase, Inibidores de Checkpoint, entre outros.

Mesa-redonda Cuidado farmacêutico em Oncologia contou com o Dr. Diogo Oliveira, Dr. Valter Costa, Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Mark Barone e Dr. Frank Ferreira PintoMesa-redonda Cuidado farmacêutico em Oncologia contou com o Dr. Diogo Oliveira, Dr. Valter Costa, Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Mark Barone e Dr. Frank Ferreira Pinto

Sobre a influência da espiritualidade na saúde foram apresentadas a diferença da espiritualidade com a religiosidade, as evidências científicas na prática clínica com a espiritualidade e como a espiritualidade interfere nos desfechos de longevidade e qualidade de vida.

Mesa-redonda A obesidade sob novas perspectivas contou com a participação da Dra. Tarissa Petry, Dr. José Vanilton de Oliveira, Dra. Tarcila Campos e Dra. Bruna CostaMesa-redonda A obesidade sob novas perspectivas contou com a participação da Dra. Tarissa Petry, Dr. José Vanilton de Oliveira, Dra. Tarcila Campos e Dra. Bruna Costa

Para finalizar as atividades do eixo, foram trazidas as novas perspectivas para o tratamento da obesidade. As especialistas afirmaram que as medidas farmacológicas são muitas vezes importantes para o tratamento da doença. A obesidade contribui de forma importante nas complicações das condições crônicas e altera, entre outras funções e estruturas, as do coração. Também foram abordadas a importância da alimentação e mudança de estilo de vida e, ainda, as cirurgias e as novos medicamentos que tratam a doença.

Ministrantes e público do eixo Condições crônicas não transmissíveis do Pharma ExpertMinistrantes e público do eixo Condições crônicas não transmissíveis do Pharma Expert

Cuidado farmacêutico na Infectologia

O setor de Infectologia trouxe debates sobre tuberculose, HIV e vacinas. A tuberculose é um problema mundial de saúde pública. Apesar de ser uma das enfermidades mais antigas do mundo, ela ainda atinge 2 bilhões de pessoas e tem uma média de 2 milhões de morte por ano em todo o globo.

Enfa. Elaine de Oliveira abordou os cuidados em saúde com pacientes com tuberculoseEnfa. Elaine de Oliveira abordou os cuidados em saúde com pacientes com tuberculose

As apresentações sobre HIV focaram nas novas perspectivas de terapia medicamentosa, como o Cabotegravir + Rilpavirina , Lenacapavir, Dalpavirina, Ibaluzimab-uiyk e alguns outros tratamentos que estão em andamento como Fostemsavir, bNABs, Islatravir, Albuvirtide, CX05168, CX0545, CX14442 e MK-8507. A atuação do farmacêutico na PrEP e PEP foi outro assunto que os participantes puderam acompanhar. Lembrando que o farmacêutico é um dos habilitados para fazer a prescrição das terapias no Estado de São Paulo.

Mesa-redonda sobre HIV contou com a participação da Dra. Ana Paula Alves, Dra. Beatriz Pellegrina e Dr. Danilo TeixeiraMesa-redonda sobre HIV contou com a participação da Dra. Ana Paula Alves, Dra. Beatriz Pellegrina e Dr. Danilo Teixeira

As vacinas apresentadas pelos ministrantes foram as de HPV e de Hepatite B. Sobre as de HPV, foram apresentadas as diferenças entre as três vacinas as licenciadas no Brasil: a Bivalente - HPV2 (16,18), licenciada em 2007 e interrompida no Brasil em 2021; a Quadrivalente, HPV4 (6, 11, 16 e 18), que está licenciada desde 2006 e que faz parte do calendário da rede pública desde 2014 e a Nonavalente - HPV9 (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58), licenciada em 2017 e disponibilizada na rede privada em março de 2023.

Mesa-redonda sobre vacinas contou com a moderação da Dra. Adyella Luz e apresentações da Dra. Tassiana Galvão e da Dra. Sandra HodelMesa-redonda sobre vacinas contou com a moderação da Dra. Adyella Luz e apresentações da Dra. Tassiana Galvão e da Dra. Sandra Hodel

Foi relembrado que a vacina de HPV é uma forma importante de prevenção de alguns tipos de câncer, como câncer de colo do útero, de orofaríngeo, de ânus, de vagina e vulva. Já a apresentação sobre a vacinação de Hepatite B demonstrou a importância desta imunização para prevenção eficaz contra a infecção pelo vírus e para redução da incidência de hepatite B crônica e suas complicações.

Ministrantes e público do eixo Cuidado Farmacêutico na InfectologiaMinistrantes e público do eixo Cuidado Farmacêutico na Infectologia

Sênior

O Grupo Técnico de Trabalho Sênior do CRF-SP preparou uma série de temas que foram ao encontro das necessidades de todas as idades, já que é preciso estar preparado para o futuro, seja na vida pessoal ou profissional. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre 2015 e 2050 a proporção mundial da população com mais de 60 anos irá aumentar de 12% para 22%.

Dra. Maria Lúcia da Silva Germano Jorge falou sobre a acupuntura na terceira idade e Dr. Roberto Pellegrini mediou alguns debates Dra. Maria Lúcia da Silva Germano Jorge falou sobre a acupuntura na terceira idade e Dr. Roberto Pellegrini mediou alguns debates

Envelhecer demanda qualidade e, para isso, a acupuntura é uma alternativa para atuar em desequilíbrios que podem causar estresse, ansiedade, sono inadequado, entre outros. A Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa podem atuar na prevenção, já que o desequilíbrio aparece antes da doença; além do controle das emoções; e podem contribuir na recuperação atuando nos efeitos colaterais dos medicamentos.

O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, contínuo e irreversível que todos passarão e, por isso, mais uma vez, a busca pela qualidade nessa fase da vida foi tema de um dos debates, com destaque para o olhar holístico para a velhice, o que abrange aspectos biológico, psicológico, social e econômico de cada cidadão. 

 Dr. Carlos Kalil falou sobre as zonas azuis e longevidade Dr. Carlos Kalil falou sobre as zonas azuis e longevidade  A gerontóloga Mayara Coronado apresentou a palestra "Envelhecendo com qualidade"A gerontóloga Mayara Coronado apresentou a palestra "Envelhecendo com qualidade"

 

Também foi tema de uma das atividades as especificidades das zonas azuis, ou seja, regiões do mundo em que as pessoas costumam viver mais que qualquer outro lugar no planeta, alcançando, inclusive, os 100 anos. Por meio de alimentação adequada, atividade física, espiritualidade e muito mais, os índices de doenças cardiovasculares ou ligadas à saúde mental são praticamente nulos. São elas: Ikaria (na Grécia), Okinawa (no Japão), Ogliastra, Sardenha (Itália), Loma Linda (na Califórnia) e Nicoya (na Costa Rica). 

 Dra. Renata Gonçalves apresentou a palestra sobre assédio moral e etarismoDra. Renata Gonçalves apresentou a palestra sobre assédio moral e etarismo  Dr. Maurício Pallotta falou sobre o Programa de Preparação para Aposentadoria Dr. Maurício Pallotta falou sobre o Programa de Preparação para Aposentadoria

 

O etarismo é crime e proibido no ambiente de trabalho, de acordo com a CLT, ou seja, o tratamento preconceituoso dirigido a uma pessoa com base em sua idade pode ter consequências legais. A prática pode acarretar no isolamento, insegurança, adoecimento físico e mental, desigualdade de oportunidades e até mesmo levar a demissões e aposentadorias sem intenção. No entanto, o melhor caminho é a denúncia.

Os debates da sala Sênior foram encerrados com uma apresentação sobre o Programa de Preparação para aposentadoria em que os participantes conheceram algumas formas de se preparar para o término da carreira profissional. 

Farmacovigilância

Para iniciar as atividades do setor, foram trazidos os desafios em farmacovigilância. Para se ter uma ideia do tamanho dos problemas relacionados a eventos adversos com medicamentos, em hospitais, 30% desses eventos associados à assistência são de erros de medicação e os riscos de interação medicamentosa com eventos adversos associados também assustam em relação aos índices, já que quando se utiliza dois medicamentos, esse índice é de 13% (quatro medicamentos), esse risco é de 38% (sete ou mais medicamentos), esse índice vai para 82% de chance de interação.

Dr. Mauricio Perroud Junior ministrou a palestra Desafios em farmacovigilânciaDr. Mauricio Perroud Junior ministrou a palestra Desafios em farmacovigilância

O eixo trouxe as lições aprendidas com o Programa Farmácias Notificadoras e oportunidades de melhorias futuras, entre elas a importância do farmacêutico na farmacovigilância por sua posição estratégica no sistema de saúde, atuando diretamente na dispensação de medicamentos e no aconselhamento dos pacientes; seu conhecimento em farmacologia e farmacoterapia, as orientações sobre o uso correto dos medicamentos e monitoramento da adesão ao tratamento, entre outros.

Dr. Rodinei Vieira Veloso, Dra. Luciana Canetto e Dra. Patrícia Moriel participaram da mesa-redonda "Lições aprendidas com o Programa Farmácia Notificadoras e oportunidades de melhorias futuras"Dr. Rodinei Vieira Veloso, Dra. Luciana Canetto e Dra. Patrícia Moriel participaram da mesa-redonda "Lições aprendidas com o Programa Farmácia Notificadoras e oportunidades de melhorias futuras"

Ainda foram demonstradas as diferenças entre a farmacovigilância aplicada em hospitais e na indústria farmacêutica e os principais pontos da RDC Anvisa 406/2020, que dispõe sobre as Boas Práticas de Farmacovigilância para detentores de registro de medicamento de uso humano.

Painel Legislações em farmacovigilância com moderação da Dra. Laura Coelho e apresentações da Dra. Cristina Araújo, Dra. Deise Ventura e Dr. Fernando Pereira Painel Legislações em farmacovigilância com moderação da Dra. Laura Coelho e apresentações da Dra. Cristina Araújo, Dra. Deise Ventura e Dr. Fernando Pereira

Ministrantes e público do eixo FarmacovigilânciaMinistrantes e público do eixo Farmacovigilância

Terapia Personalizada e Genética

As particularidades da genética da população brasileira e de sua ancestralidade, bem como o quanto essas informações podem estar relacionadas à resposta que cada indivíduo dá ao uso de medicamentos, introduziu a programação sobre Terapia Personalizada e Genética, uma área que é apontada como o “futuro da Farmácia” por permitir ao profissional que nela atua contribuir na indicação de um tratamento personalizado em função da variabilidade genética do paciente.

Dra. Carolina Dagli Hernandez falou sobre a genética da população brasileira e o Dr. Felipe Simão Neto apresentou o tema Bioinformática: uma área de atuação para o farmacêuticoDra. Carolina Dagli Hernandez falou sobre a genética da população brasileira e o Dr. Felipe Simão Neto apresentou o tema Bioinformática: uma área de atuação para o farmacêutico

As possibilidades de atuação do farmacêutico em Bioinformática, um campo multidisciplinar que utiliza métodos de informática, matemática, estatística e engenharia nas áreas de estudo da biologia, especialmente ao lidar com grandes quantidades de dados, também foram apresentadas nesta sala.

Demais palestrantes da sala destinada à terapia personalizada e genética: Dr. Éder Pincinato (farmacogenética na oncologia); Dra. Patrícia Moriel (farmacogenética na farmacovigilância); Dra. Carolina Martins do Prado (coordenadora do GTT de Farmacogenética do CRF-SP); Dra. Marcella Forgerini (farmacogenética na psiquiatria); Dra. Mércia Conceição (terapia personalizada e oncologia); e Dr. Felipe Simão Neto (bioinformática: uma área de atuação para o farmacêutico)Demais palestrantes da sala destinada à terapia personalizada e genética: Dr. Éder Pincinato (farmacogenética na oncologia); Dra. Patrícia Moriel (farmacogenética na farmacovigilância); Dra. Carolina Martins do Prado (coordenadora do GTT de Farmacogenética do CRF-SP); Dra. Marcella Forgerini (farmacogenética na psiquiatria); Dra. Mércia Conceição (terapia personalizada e oncologia); e Dr. Felipe Simão Neto (bioinformática: uma área de atuação para o farmacêutico)

A aplicação clínica da farmacogenética com experiências voltadas para a farmacovigilância, oncologia e psiquiatria, e uma apresentação sobre os avanços da terapia personalizada na oncologia completaram a programação elaborada pelo GTT de Farmacogenética do CRF-SP, e que acabou sendo uma das mais procuradas pelos participantes no sábado.

Suplementos Alimentares

Pensando na crescente demanda por suplementos alimentares por parte da população brasileira, bem como nas constantes atualizações das normativas que regem o setor, o GTT de Suplementos Alimentares preparou uma programação diversificada para os participantes de sábado (20) que aproveitaram o evento para sanar diversas dúvidas.

Entre os suplementos com grande expectativa de aumento no consumo nos próximos anos estão os probióticos que, até 2029, deverão ter um boom de 11% no mercado brasileiro (dados da Mordor Intelligence), propiciando um cenário favorável aos profissionais que trabalham com prescrição de suplementos. Essa e outras informações foram apresentadas durante a palestra com foco em probióticos e o controle de qualidade e estabilidade.

Dra. Kennya Macedo durante a palestra sobre probióticos e o controle de qualidade e estabilidade; Dra. Priscila Dejuste detalhou o novo marco regulatório de suplementos alimentaresDra. Kennya Macedo durante a palestra sobre probióticos e o controle de qualidade e estabilidade; Dra. Priscila Dejuste detalhou o novo marco regulatório de suplementos alimentares

O novo marco regulatório em suplementos alimentares, com as recentes publicações da RDC nº 843/24, que dispõe sobre a regulamentação de alimentos e embalagens sob competência do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária destinado à oferta no território nacional, da IN nº 281/24, que estabelece a forma de regulamentação das diferentes categorias de alimentos e embalagens, e a respectiva documentação a ser apresentada, também foi detalhado ao longo do sábado.

À frente dos participantes da sala, Dr. Carlos Garcia (controle de qualidade e estudo de estabilidade de suplementos alimentares) e Dra. Priscila Machado (ômega 3, saindo do empirismo)À frente dos participantes da sala, Dr. Carlos Garcia (controle de qualidade e estudo de estabilidade de suplementos alimentares) e Dra. Priscila Machado (ômega 3, saindo do empirismo)

Quinta molécula mais estudada na medicina, o ômega 3 pode ser um importante aliado de quem o suplementa, ajudando no controle dos níveis de colesterol e glicemia, bem como na prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios. No entanto, seu uso requer uma orientação minuciosa por parte dos profissionais prescritores, para que o paciente obtenha bons resultados.
Nesse contexto, uma das palestras do 4º Pharma Expert detalhou a fundo os mecanismos de absorção e digestão do ômega 3, como as melhores formas de fixação desse tipo de gordura no organismo, além de propriedades técnicos da molécula.

Cuidado farmacêutico em doenças respiratórias

O tratamento farmacológico do acometimento pulmonar para pacientes com fibrose cística foi um dos pontos destacados durante o Pharma Expert. A fibrose cística é uma doença genética rara que possui manifestação autossômica recessiva. Nestes pacientes há uma disfunção do gene cystic fibrosis conductance regulator (CFTR), alterando a produção de canais de cloro/bicarbonato. Apesar de rara, a fibrose cística é a doença genética grave mais comum entre as crianças. Estima-se que a cada 10 mil bebês nascidos vivos, um possui a doença.

Dra. Lisisane Conte, Dra. Isabelle Viana e Dr. Rodrigo AthanazioDra. Lisisane Conte, Dra. Isabelle Viana e Dr. Rodrigo Athanazio

Lembrando que se tratando de uma doença rara, que é crônica e que possui uma farmacoterapia complexa, a necessidade de cuidado farmacêutico é mais que essencial.

Dr. Victor Hugo Martins da Silva ministrou a palestra sobre o uso de bronquidilatadores em condições respiratórias Dr. Victor Hugo Martins da Silva ministrou a palestra sobre o uso de bronquidilatadores em condições respiratórias

Sobre os tratamentos, foi dado enfoque nos Moduladores da CFTR, que foi uma revolução no tratamento da doença, uma vez que passou a tratar com o defeito básico da doença.

A última palestra do eixo abordou o uso de broncodilatadores em condições respiratórias agudas e crônicas. O ministrante ressaltou que as doenças pulmonares obstrutivas são heterogêneas e, por isso, o tratamento tem mais sucesso se for personalizado. Entre os pontos a serem considerados nesta personalização estão a preferência de tratamento/dispositivo, as características do paciente e fenótipo, as técnicas inalatórias, a aderência e o custo do dispositivo/medicamento.

Ministrantes e público do eixo Cuidado farmacêutico em Doenças RespiratóriasMinistrantes e público do eixo Cuidado farmacêutico em Doenças Respiratórias

 

Monica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.