Conheça a trajetória do Dr. Alessandro Luís Teixeira, farmacêutico e vereador de Ribeirão BrancoConheça a trajetória do Dr. Alessandro Luís Teixeira, farmacêutico e vereador de Ribeirão BrancoSão Paulo, 11 de junho de 2024.

O Comitê de Parlamentares Farmacêuticos foi criado pelo CRF-SP desde 2018 com objetivo de trabalhar em benefício da sociedade, valorização da profissão farmacêutica, acompanhamento de projetos de leis de interesse da área em tramitação na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleia Legislativa de São Paulo e Câmaras Municipais, além de manter constante contato com autoridades. Atualmente, o grupo é formado por parlamentares que defendem esses princípios em sua atuação legislativa. Conheça a trajetória de um dos integrantes do Comitê de Parlamentares Farmacêuticos do CRF-SP, o Dr. Alessandro Luís Teixeira, vereador de Ribeirão Branco.

Conhecido regionalmente como Alessandro Lê, o vereador e farmacêutico de Ribeirão Branco, no interior de São Paulo, Dr. Alessandro Luís Teixeira, está em sua terceira legislatura parlamentar. Na vida pública, tem como principal desafio contribuir na redução dos efeitos da crise socioeconômica, bem como encontrar políticas públicas que auxiliem nessas questões do município.

Sua opção pela área da saúde ocorreu quando ingressou no ensino médio, quando ainda residia em Sorocaba e escolheu ingressar na área farmacêutica, iniciando a graduação de Farmácia e Bioquímica na Universidade de Sorocaba (Uniso), em janeiro de 1998.

Concluiu a graduação em agosto de 2002 e, em setembro do mesmo ano, foi contratado por uma farmácia de manipulação como farmacêutico trainee, na área de controle de qualidade e desenvolvimento. No ano seguinte, foi aprovado em concurso público para a vaga de farmacêutico na Prefeitura de Ribeirão Branco.

“No início dos trabalhos na prefeitura, a assistência farmacêutica era composta por apena um farmacêutico (eu), dois almoxarifes e uma atendente de farmácia, atualmente somos quatro farmacêuticos para todos os serviços prestados, evoluímos muito de lá para cá. Desde então fui responsável técnico pela farmácia ambulatorial, vigilância sanitária e farmácia hospitalar”.

Paralelamente, além de exercer suas funções farmacêuticas na prefeitura, prestou serviços em drogarias e farmácias de Ribeirão Branco e Itapeva, além de ministrar aulas de química e biologia, para o ensino médio de escolas estaduais, e de farmacologia, em cursos técnicos particulares. Em dezembro de 2007, concluiu sua segunda graduação em química.

Em 2012, aceitou o convite de amigos e disputou a primeira eleição para o cargo de vereador em Ribeirão Branco, sendo eleito com 900 votos (8,23% dos votos válidos), sendo o segundo mais votado naquele pleito na cidade.

Disputou novamente as eleições para o cargo de vereador em 2016, sendo reeleito com 449 votos (4,04% dos votos válidos), o terceiro mais votado daquele pleito. No mesmo ano, no intuito de ampliar ainda mais seus conhecimentos na vida pública, concluiu pós-graduação (MBA) em gestão pública, pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC).

Foi reeleito para o terceiro mandato em 2020, com 632 votos (5,71%), sendo novamente o segundo mais votado.

Dr. Alessandro considera que a política nacional passa por uma transformação e nos municípios não é diferente. “Os munícipes têm participado com maior ênfase das questões de ordens públicas, o que motiva ainda mais as pessoas vestidas de cargos públicos a buscarem, dia após dia, meios de promoverem melhorias e desenvolvimento através das políticas públicas”.

O vereador destaca também a importância do papel do farmacêutico nesse cenário, uma vez que também é considerado um elo entre o paciente e as políticas de saúde, sendo um profissional com uma ótima visão das problemáticas de ordem social e econômica e de desarranjos nas áreas da saúde e da educação.

Dr. Alessandro apresentou Projetos de Lei que se tornaram Leis no município como a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos e o Programa “Nem no ralo nem no lixo”, que regulamenta a obrigatoriedade de farmácias e drogarias públicas e privadas receberem medicamentos usados e com prazo de validade vencido para descarte.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!