CRF-SP e Senac Tiradentes oferecem capacitação a farmacêuticos por meio de simulação realística

São Paulo, 22 de abril de 2024.

No sábado, 20 de abril, a segunda turma de farmacêuticos participou da capacitação Relação entre farmácia clínica e cuidado farmacêutico por meio de simulação realística. Os participantes começaram o dia conhecendo a estrutura dos cursos de saúde do Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, além de receberem informações do coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia, Dr. Claudinei Alves Santana.

A decisão sobre o tipo de cuidado farmacêutico foi tomada em grupo A decisão sobre o tipo de cuidado farmacêutico foi tomada em grupo

O objetivo da capacitação foi proporcionar aos farmacêuticos a vivência de um caso clínico de um paciente crítico em simulador com a discussão e aplicação de pontos como: Cuidado centrado na pessoa; Sinais vitais; Revisão de farmacoterapia e monitoramento de fármacos; Segurança do paciente e dispensação de medicamentos; Gerenciamento e avaliação das informações médicas; Solução de problemas, julgamento e tomada de decisão; Visita multifiprofissional e comunicação da equipe e a relação da farmácia clínica e o cuidado farmacêutico.

Os alunos se dividiram em grupos para estudar o caso do paciente crítico Os alunos se dividiram em grupos para estudar o caso do paciente crítico

Dr. Claudinei destaca a importância da aula por metodologia ativa, através de simulação realística. “O aluno precisa, no ambiente acadêmico, passar pelas situações reais, onde ele tem o direito de errar. E quando a gente planeja um cenário como o que fizemos, nós expusemos o aluno às situações do dia a dia, como, por exemplo, rever a dose e a posologia do medicamento e treinar a comunicação com o paciente.Todas essas práticas visam, sobre um ambiente controlado, ajudar o aluno farmacêutico na sua formação para quando ele for ao mercado de trabalho, já tenha passado pelo erro, pela vivência dessa situação indesejada e, assim chegar muito mais preparado.

O coordenador ressalta ainda que não são disponibilizados apenas conteúdos técnicos, mas também a prática do aluno em competências que são relacionadas ao comportamento humano e ao contato com o outro. “A simulação realística consegue proporcionar tudo isso. Eu consigo fornecer conhecimento, habilidades e atitudes que no mercado de trabalho fazem muita diferença”. Ele ainda complementa sobre o fato de oferecer a estrutura aos farmacêuticos que não tiveram a oportunidade de se formar com esse tipo de vivência. “Sempre foi um desejo meu abrir para os farmacêuticos essa possibilidade mesmo não estando vinculado com a instituição. Eu entendo que precisam ter esses ambientes de uma capacitação diferenciada”, destacou.

 

 Dr. Claudinei, coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação do Senac Tiradentes, foi o ministrante da capacitação Dr. Claudinei, coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação do Senac Tiradentes, foi o ministrante da capacitação  Participantes tiveram a oportunidade de simular o atendimento a um paciente crítico Participantes tiveram a oportunidade de simular o atendimento a um paciente crítico

 

Simulação em paciente crítico

Dra. Vanusa Varollo atua em drogaria há mais de 25 anos Dra. Vanusa Varollo atua em drogaria há mais de 25 anos Os farmacêuticos foram divididos em grupos de acordo com um teste de personalidade e cada turma teve a “missão” de atuar no cuidado de um paciente em estado crítico. A aula contou com um boneco (simulador) de alta fidelidade com monitor multiparâmetros, régua de gases medicinais e sala de controle e os participantes tinham de responder a duas perguntas de um caso específico: Qual o protocolo farmacológico para o paciente asmático e explicar o porquê das alterações clínicas no paciente.

Dra. Vanusa Vanuolo atua em drogaria há 25 anos, mas pensa em mudar de área. “Achei o curso muito interessante para me aprimorar no assunto e ganhar conhecimento. Foi muito valioso. Achei que seria teórico, mas com o ambiente prático foi muito bom”, disse.

Dr. Antônio Soares Barreto participou pela primeira vez de um evento do CRF-SPDr. Antônio Soares Barreto participou pela primeira vez de um evento do CRF-SPDr. Antônio Soares Barreto também atua em drogaria há muitos anos, mas apenas há nove teve a oportunidade de cursar a graduação em Farmácia. “Sempre acompanhei os cursos do CRF-SP, mas só agora tive a oportunidade de participar de um e, com certeza, participarei de outros. Gostei muito do curso no Senac. Foi uma experiência muito boa, só somou conhecimento e foi maravilhoso participar desse tipo de atendimento”, enfatizou. 

Dra. Diva Marques é aluna de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar do Senac Dra. Diva Marques é aluna de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar do Senac A Dra. Diva Marques Bandeira é aluna de pós-graduação em Farmácia clínica e hospitalar no Senac e chamou a atenção para a participação na capacitação. “A importância é que a gente vê na prática o que acontece no hospital. Foi muito gratificante, aprendi muito com o professor Claudinei”.

 

Participantes da capacitação Relação farmácia clínica e cuidado farmacêutico Participantes da capacitação Relação farmácia clínica e cuidado farmacêutico

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.