CRF-SP anuncia parceria com Secretaria Municipal de Saúde para capacitação de farmacêuticos

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e,  Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e, Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

São Paulo, 14 de março de 2024.

Realizado nesta quarta-feira, 13, no campus Vergueiro, da Uninove, na capital, o I Simpósio de Assistência Farmacêutica do Município de São Paulo, discutiu o panorama e perspectivas da Assistência Farmacêutica no SUS, tendo como eixo central o município de São Paulo, além de possibilitar o compartilhamento de práticas e experiências exitosas entre os profissionais da rede municipal.

Durante o Simpósio, a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, anunciou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para capacitar os farmacêuticos no projeto Cuidado Farmacêutico no SUS. “A cidade de São Paulo possui 649 farmácias públicas presentes em estabelecimentos de saúde de todas as regiões da cidade. Com a contratação de mais farmacêuticos, foi observado aumento expressivo na rede básica e de especialidades. Houve um esforço da Prefeitura em garantir farmacêuticos nas unidades em tempo integral de funcionamento, dando qualidade ao serviço, não só no controle de distribuição, mas na assistência farmacêutica e oferecendo ao paciente um tratamento integral. Por isso, precisamos valorizar essa iniciativa e transformá-la em case de sucesso a ser copiado por outras prefeituras”, destacou a Dra. Luciana.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, anunciou a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, anunciou a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Dra. Luciana, que atuou no SUS por mais de 20 anos, ressaltou que o CRF-SP vem batalhando por mais representatividade e reconhecimento do farmacêutico em todas as áreas de atuação. “Agradeço imensamente ao Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, coordenador da Área Técnica de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, ao secretário municipal da Saúde, Dr. Luis Carlos Zamarco, e ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pois a cidade de São Paulo conquistou um feito histórico, ampliou a assistência farmacêutica e está próximo da cobertura integral nos serviços de saúde que necessitam deste profissional, tornando-se um exemplo para o país”.

O coordenador Felipe Tadeu Carvalho Santos, coordenador da Área Técnica de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo ressaltou a importância do Simpósio e da parceria. “É um momento muito especial para todos nós, porque o foco foi apresentar experiências exitosas de farmacêuticos da rede pública municipal e possibilitar essa troca de experiências entre eles”.

Dr. Felipe chamou a atenção para a qualificação dos farmacêuticos proporcionada pela parceria com o CRF-SP. “A capacitação será de acordo com as demandas de cada município. A rede é muito grande, e São Paulo acaba sendo uma referência para o país, pelo tamanho, pela organização, estrutura que se tem hoje. Temos farmacêuticos em 100% das unidades municipais, a maioria das farmácias hoje com cobertura integral”.

Outra novidade anunciada no Simpósio foi o lançamento de um caderno de diretrizes metodológicas para os protocolos de cuidado farmacêutico do município. “É algo inovador, não existe em nenhum outro município do país. Contratamos mais de 400 farmacêuticos no segundo semestre do ano passado e estamos ampliando cada vez mais as atividades clínicas desses profissionais, queremos qualificar e valorizar esses profissionais para ampliar a oferta de serviços à população e, para isso, o CRF-SP é nosso parceiro, queremos estreitar mais os laços”, finalizou o Dr. Felipe Tadeu.

Dr. Felipe Tadeu e Dra. Luciana Canetto durante o I Simpósio de Assistência Farmcêutica do Município de São Paulo Dr. Felipe Tadeu e Dra. Luciana Canetto durante o I Simpósio de Assistência Farmcêutica do Município de São Paulo

Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp)

O Casp é um projeto do CRF-SP que tem como meta a assistência farmacêutica integral em todas as Unidades Públicas de Saúde que dispensam e/ou distribuem medicamentos, oferece assistência gratuita aos entes públicos que querem se regularizar e em conjunto com os gestores, estuda a realidade do serviço e elabora um acordo geral com base na proposta técnica. Além de oferecer aos municípios interessados essa importante capacitação.

Esse projeto conta com módulos presenciais e uma tutoria de seis meses que possibilita o assessoramento para a aplicação das competências clínicas e a implantação e desenvolvimento dos serviços diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade, no seu local de atuação.

A tutoria é realizada por meio da Academia Virtual de Farmácia do CRF-SP e visa fornecer os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clínico e desenvolvam as competências clínicas necessárias para aprimorar, implantar e desenvolver serviços voltados ao cuidado farmacêutico no âmbito do SUS.

Dessa forma, a tutoria tem como finalidade auxiliar os profissionais a cumprirem com o principal objetivo do curso, que é a implantação dos serviços farmacêuticos clínicos no seu local de trabalho.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.