Farmacêuticas recebem menções honrosas após concluírem projeto do CRF-SP e relatam melhorias no serviço prestado

 

Profissionais de Catanduva com uma das ministrantes do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS, a Dra. Amouni Mourad, em evento de 2023 que abordou interações medicamentosasProfissionais de Catanduva com uma das ministrantes do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS, a Dra. Amouni Mourad, em evento de 2023 que abordou interações medicamentosas

São Paulo, 16 de janeiro de 2024.

O empenho demonstrado ao longo da tutoria que integra o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS em municípios das regiões de Catanduva e Piracicaba, no interior do Estado, concluída no segundo semestre do ano passado, resultou na indicação de nove farmacêuticas como ganhadoras de menções honrosas por terem se destacado durante as capacitações. A entrega dos certificados ocorreu no início de janeiro de 2024 e, na avaliação das profissionais, os conceitos apresentados estão auxiliando-as a pôr em prática, dia após dia, o cuidado farmacêutico junto à população assistida. Confira alguns relatos:

Polo Catanduva

Farmacêutica graduada há 13 anos, dos quais oito dedicados ao SUS, a Dra. Marina Buzo Gimenez atua em uma Unidade Saúde da Família (USF) considerada referência em bairros de alta vulnerabilidade de Catanduva. Sua rotina inclui visitas domiciliares, organização da farmácia, dispensação de medicamentos e reuniões com a equipe multidisciplinar e de alto custo, além do cuidado farmacêutico.

Dra. Marina comenta como vem sendo a experiência: “Depois da capacitação feita com o CRF-SP, começamos a implementar os cuidados farmacêuticos na unidade de saúde na qual estamos inseridos e vários pacientes já apresentaram melhora significativa em sua qualidade de vida, sendo acompanhados por exames. Também estamos conseguindo junto aos pacientes maior adesão aos tratamentos”, conta a farmacêutica.

Dra. Marina Buzo Gimenez atua em uma Unidade Saúde da Família de Catanduva: "Estamos conseguindo junto aos pacientes maior adesão aos tratamentos"Dra. Marina Buzo Gimenez atua em uma Unidade Saúde da Família de Catanduva: "Estamos conseguindo junto aos pacientes maior adesão aos tratamentos"

Também de Catanduva e atuante em uma USF, onde realiza atividades técnico-gerenciais ligadas ao gerenciamento dos medicamentos (logística), como seleção, programação, aquisição, armazenamento e dispensação, além de atribuições de caráter clínico-assistencial e técnico-pedagógica (clínica farmacêutica, voltada ao paciente e à comunidade), a Dra. Daviane Fernanda Brentan não poupa elogios ao projeto Cuidado Farmacêutico no SUS.

Segundo ela, trata-se de uma conquista muito importante para todos os farmacêuticos que atuam na rede pública e, sobretudo, para a população assistida. “Foi através do curso que pudemos nos qualificar e ampliar nossa atuação no serviço da atenção básica, ressignificando, assim, a assistência farmacêutica, o atendimento clínico aos usuários, o acompanhamento da farmacoterapia, a aplicação correta do método clínico e, com tudo isso, proporcionar melhorias no atendimento à população”, declarou.

Registro do módulo Introdução e aplicação ao método clínico realizado em Catanduva, ministrado pelo Dr. Leonardo Régis Leira PereiraRegistro do módulo Introdução e aplicação ao método clínico realizado em Catanduva, ministrado pelo Dr. Leonardo Régis Leira Pereira

A tutora do polo foi a farmacêutica e docente do Centro Universitário Sudoeste Paulista, Dra. Mauren Estevam, que parabenizou Catanduva e os demais municípios que possibilitam a capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS aos seus farmacêuticos. “É sempre um grande prazer estar entre colegas da saúde pública tão engajados e dispostos a fazer a diferença na saúde dos pacientes atendidos pelo nosso Sistema Único de Saúde! ”.

Polo Piracicaba

Farmacêutica que atua na Atenção Primária em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de grande porte em Americana, a Dra. Ana Lúcia Moro Carr pode dizer que a capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS funcionou como um divisor de águas em seu trabalho.

Ela é responsável pela dispensação de medicamentos padronizados no município, pelo gerenciamento do estoque e solicitação semanal. Devido ao porte da UBS, mantém contato direto com um grande número de usuários de medicamentos que sempre recebem orientações farmacoterapêuticas, promovendo, assim, o uso racional de medicamentos. Ao participar do projeto, a farmacêutica pôde fazer uma autoavaliação e repensar a forma como realizava este trabalho até então.

“Hoje percebo que estava trabalhando de uma forma automática, realizando meu trabalho sem muitas expectativas. Isso gerava conflitos porque sempre gostei de estudar, mas sabia que estava faltando algo e, através do curso, a cada módulo apresentado, fui ficando mais motivada e querendo aplicar na minha rotina os conceitos apresentados”, afirma a Dra. Ana Lúcia.
A partir disso, deu início a um projeto de Cuidado Farmacêutico cujo critério de seleção são pessoas com diabetes preferencialmente em uso de insulina (diabetes tipo 1 e tipo 2) e diabetes gestacional recém-diagnosticados e os que têm baixa adesão ao tratamento e com taxas descompensadas.

Polo Piracicaba foi dividido em duas turmas, tendo como uma das tutoras a Dra. Fátima Farhat, que também ministrou alguns módulos ao longo da capacitação Polo Piracicaba foi dividido em duas turmas, tendo como uma das tutoras a Dra. Fátima Farhat, que também ministrou alguns módulos ao longo da capacitação

“Essa seleção é realizada pela farmácia no momento da dispensação e através de encaminhamento realizado pelos profissionais de saúde que atuam na Unidade como médicos durante a consulta, enfermeiros e técnicos de enfermagem na triagem ou outro tipo de atendimento”, detalha a farmacêutica.

Dra. Ana Lúcia acrescenta ainda que a capacitação teórica foi importante para poder ter a segurança em realizar um procedimento relativamente novo, e que a tutoria, realizada pela Dra. Fátima Goularte Farhat, foi um divisor já que toda a estruturação foi fundamentada e muito bem direcionada.

A tutora, que é docente farmacêutica na Universidade Anhembi Morumbi e no Senac, também elogiou as turmas do polo Piracicaba. “Para mim, é sempre um prazer contribuir com a capacitação clínica de colegas farmacêuticos. Estão de parabéns também os gestores parceiros que compreendem a importância de capacitar seus farmacêuticos para a Farmácia Clínica e ampliar o cuidado qualificado aos seus munícipes”.

Além da Dra. Fátima, o Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, professor associado da Faculdade Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), também foi tutor do polo Piracicaba, que, devido ao grande número de participantes, acabou sendo dividido em duas turmas.

‘Antes e depois’

Quem também fez uma reflexão sobre o antes e o depois do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS é a Dra. Erika Cristina Vargas de Oliveira, farmacêutica que atua na farmácia de uma UBS em Nova Odessa. A unidade dispensa todos os medicamentos da atenção básica disponíveis no município e também abriga o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“A grande demanda, o volume de atendimentos e pendências burocráticas acabam por afastar nós, farmacêuticos, da clínica e do cuidado com os pacientes. Iniciativas como esta fortalecem o papel da nossa classe na promoção da saúde, na integralidade do cuidado, nos dá recursos técnicos e nos empodera para nos lançarmos naquilo que é básico na nossa profissão, que é dar conforto e qualidade de vida às pessoas”, conclui.

Dra. Erika conta que a partir da capacitação foi possível iniciar um protótipo para implantação do serviço de cuidado farmacêutico no município. “Aqui na minha unidade iniciei atendimento com alguns pacientes que identifiquei que precisavam de orientação mais detalhada. Agora poderemos cultivar essa semente e replicar esta abordagem clínica aos demais profissionais da equipe farmacêutica e, assim, dar uma nova cara ao nosso serviço”.

Outra farmacêutica de Nova Odessa que relata que a capacitação promovida pelo CRF-SP trouxe mais conhecimento e expertise que a permitiram realizar novas abordagens com enfoque na farmácia clínica, mesmo tendo experiência com atendimento farmacêutico individualizado e residência, é a Dra. Mariana Dias Garrote.

Atualmente, ela é farmacêutica do Centro de Referência em Infectologia (CRI), onde colabora com a gestão do serviço municipal de HIV/AIDS, HV e ISTs. “Realizo controle de estoque e dispensação dos medicamentos, cuidado farmacêutico com consultas individualizadas e treinamentos das equipes do CRI e dos serviços de saúde municipais”, detalha.

Ela afirma que os conceitos abordados durante a capacitação vêm sendo de grande valia para auxiliar nos atendimentos realizados mesmo em balcão e em algumas consultas farmacêuticas. No CRI, uma das metas é implementar o cuidado farmacêutico no setor melhorando ainda mais a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

‘Oportunidade única’

A farmacêutica de Capivari Dra. Renata Fernanda Sturion Pizzol também recebeu menção honrosa pelo destaque durante a capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS. Ela trabalha na rede pública municipal há 17 anos e passou por diversas posições, entre as quais coordenadora de Assistência Farmacêutica por dois mandatos. Hoje é responsável técnica pelo Polo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Para ela, os conceitos apresentados na capacitação e toda a tutoria realizada foram “excepcionais”, com palestrantes e tutores altamente qualificados. “As abordagens dos temas e todo auxílio para iniciar esse processo no conhecimento desse novo projeto foram uma oportunidade única, relembrar e ter acesso a conteúdos novos e ser acompanhado de perto em todo o processo nos proporcionou novas abordagens, conhecimentos e fomentou o desejo de implementação desse serviço”, comenta.

Mesmo com toda a experiência desenvolvida, ela acredita que o profissional tende a ficar, com o passar do tempo, focado em uma determinada especificidade e se distancia dessa visão macro de todo processo de acompanhamento.

“Esse curso trouxe esse ‘despertar’ e nos proporcionou recordar conhecimentos e agregar novos; trabalhou não apenas a área técnica, mas também a área humana e o desejo de não querer ficar parado, de tentar melhorar e não deixar que o dia a dia e as dificuldades acabem deixando de lado nosso sonho de fazer com que a Assistência Farmacêutica seja mais, seja pioneira e que esteja integrada nas ações de promoção de saúde”, pontua a farmacêutica.

Dra. Mauren Estevam foi tutora do polo Catanduva e ministrou módulos como o da foto acima, em Rio Claro, que pertence ao Polo PiracicabaDra. Mauren Estevam foi tutora do polo Catanduva e ministrou módulos como o da foto acima, em Rio Claro, que pertence ao Polo Piracicaba

Parceria com o CFF

Com carga horária de 250 horas (em média) entre ensinamentos práticos e teóricos, o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia realizado em parceria com o CRF-SP que proporciona atualização aos farmacêuticos atuantes de rede pública sobre temas relacionados ao cuidado farmacêutico, hipertensão arterial, diabetes, problemas de saúde autolimitados e prescrição farmacêutica, saúde mental e fitoterápicos.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.