Palestra debate mudanças na logística farmacêutica com a implementação de novas resoluções

Palestra Gestão da Logística farmacêutica e modelos operacionais para a RDC 4302020 e RDC 6532022Palestra Gestão da Logística farmacêutica e modelos operacionais para a RDC 4302020 e RDC 6532022São Paulo, 6 de dezembro de 2023.

O Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Logística de Produtos de Interesse à Saúde do CRF-SP realizou nesta terça-feira (5/12) a palestra “Gestão da Logística farmacêutica e modelos operacionais para a RDC 430/2020 e RDC 653/2022”, com apresentação do Dr. Kleber dos Santos Fernandes, coordenador do GTT. O encontro discutiu as mudanças introduzidas no segmento de trabalho após a publicação das referidas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O evento híbrido levou informações relevantes para o público presencial e online sobre o papel do farmacêutico e as formas pelas quais ele pode exercer suas atividades no novo cenário da logística farmacêutica com as novas normas regulatórias.Dra. Luciana Canetto Fernandes, vice-presidente do CRF-SP, participou remotamente da abertura do eventoDra. Luciana Canetto Fernandes, vice-presidente do CRF-SP, participou remotamente da abertura do evento

Na abertura do evento, a Dra. Luciana Canetto Fernandes, vice-presidente do CRF-SP destacou a importância e orgulho que a diretoria tem do GTT de logística farmacêutica, um grupo que, segundo definiu, vem apresentando um trabalho muito dinâmico, que mudou a cara da logística no país. “Com a implementação das melhorias das novas resoluções, a indústria farmacêutica terá como contribuir para aprimorar a qualidade e segurança do transporte, armazenagem e distribuição desses produtos no país”, comentou.

Na sequência, o Dr. Kleber apresentou sua palestra enfatizando a necessidade de discutir sobre prática das atividades do segmento após a introdução das normas que revolucionaram o cenário da logística farmacêutica no Brasil, especialmente na mudança mais relevante que foi a gestão da temperatura dos medicamentos que não são termolábeis.Dr. Kleber dos Santos Fernandes durante a palestraDr. Kleber dos Santos Fernandes durante a palestra

“Gosto da norma, ela vai trazer uma melhora técnica relevante para o Brasil, só precisa ser implantada com muito critério, para que a gente não tenha um apagão logístico. O farmacêutico será o grande protagonista, porque será o responsável para que a cadeia funcione”, afirmou o palestrante.

Ao final, o GTT realizou o lançamento do novo Manual de Orientação ao Farmacêutico sobre Logística de Produtos de Interesse à Saúde, uma publicação que está disponível para consulta no portal do CRF-SP. O material foi produzido depois de um trabalho de cinco anos, que envolveu a contribuição de cerca de 120 profissionais que participaram das reuniões do grupo. “Temos um compromisso de criar um bolsão de observações para receber as contribuições de atualização para fazer uma reciclagem do material a cada dois anos”, disse Dr. Kleber.Lançamento e homenagem aos farmacêuticos que ajudaram a construir o manualLançamento e homenagem aos farmacêuticos que ajudaram a construir o manual

Para concluir, dar visibilidade e reconhecimento aos profissionais, foi feito a distribuição de diplomas de menção honrosa aos farmacêuticos que participaram da construção do manual.

Clique aqui e baixe gratuitamente o Manual de Orientação ao Farmacêutico sobre Logística de Produtos de Interesse à Saúde

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.