CRF-SP presente no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica é presidida pela deputada e farmacêutica Alice Portugal e é uma iniciativa de entidades como Fenafar, CFF e EnfarFrente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica é presidida pela deputada e farmacêutica Alice Portugal e é uma iniciativa de entidades como Fenafar, CFF e Enfar

São Paulo, 28 de novembro de 2023.

Com o objetivo de avançar no âmbito do legislativo federal pautas importantes para a profissão farmacêutica como a aprovação do piso nacional farmacêutico e a garantia da inserção desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), foi lançada na manhã desta terça-feira (28), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica.

Presidida pela deputada e farmacêutica Alice Portugal, a Frente é uma iniciativa da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (Enfar), entre outras entidades.

A farmacêutica e deputada federal Alice Portugal e a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana CanettoA farmacêutica e deputada federal Alice Portugal e a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto

Pelo Ministério da Saúde, estiveram presentes a titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel; o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), Dr. Marco Aurélio Pereira; e a assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde da SVSA, Dra. Alícia Krüger.

O CRF-SP participou do lançamento representado pela vice-presidente, Dra. Luciana Canetto. Como representantes do CFF estiveram a vice-presidente da entidade, Dra. Lenira da Silva Costa, e o secretário-geral, Dr. Gustavo Pires.

Dr. Marco Aurélio Pereira, farmacêutico e diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, e Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SPDr. Marco Aurélio Pereira, farmacêutico e diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, e Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP

A Frente Parlamentar Mista, que já conta com a adesão de mais de 200 parlamentares, tem como objetivo influenciar a formulação de políticas públicas de saúde alinhadas com as necessidades da população; garantir o cumprimento das legislações que regulamentam o comércio de medicamentos e buscar a valorização do farmacêutico como profissional essencial à saúde pública.

Durante o lançamento, a deputada Alice Portugal anunciou como vice-presidente da frente o deputado Zacharias Calil, importante aliado da profissão em alguns dos seus maiores debates na casa, como a luta contra a venda de medicamentos em gôndolas de supermercados.

Departamento de Comunicação (com informações do CFF)

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!