Farmacêuticas de Santo Antônio do Jardim se destacam por implementarem o cuidado farmacêutico em unidades básicas de saúde

 

Dra. Alessandra Lúcio e Dra. Bruna Raquel Teixeira Silva Dra. Alessandra Lúcio e Dra. Bruna Raquel Teixeira Silva

 

São Paulo, 13 de novembro de 2023.

As Dras. Alessandra Lúcio, responsável técnica pela Unidade Básica de Saúde (UBS) "Farmacêutico Raul da Costa Câmara" e Bruna Raquel Teixeira Silva, farmacêutica clínica da UBS "Prefeito Lázaro José Diogo", ambas no município de Santo Antônio do Jardim (SP), estão tendo a oportunidade de concretizar um sonho profissional. Com a publicação da Resolução CFF nº 720, de 24 de fevereiro de 2022, elas deram início à implantação do consultório farmacêutico no SUS.

Na época, Dra. Alessandra procurou a Diretora de Saúde, Viviane Aparecida Dorta e com o apoio de prefeito Osvaldo Moreira, do vice-prefeito Thiago Krauss, do chefe de gabinete Luciano Leite Talpo e do vereador João Pedro M. Ferraz as portas foram abertas para que a população tivesse acesso aos serviços vinculados ao cuidado farmacêutico.

Dr. Alessandra orienta os pacientes da UBS "Prefeito Lázaro José Diogo" Dr. Alessandra orienta os pacientes da UBS "Prefeito Lázaro José Diogo"

Tanto empenho resultou na recente publicação em Santo Antônio do Jardim da Portaria nº 125, de 30 de outubro de 2023, que trata sobre a implantação do serviço de farmácia clínica, incluindo prescrição de medicamentos, solicitação de exames e realização de atendimentos pelos farmacêuticos municipais no âmbito de atenção primária à saúde no SUS, ou seja, a determinação de que as unidades tenham consulta farmacêutica e que o farmacêutico seja membro integrante das equipes de saúde e atenção primária da rede municipal. 

 Equipe reunida no dia da inauguração do consultório farmacêuticoEquipe reunida no dia da inauguração do consultório farmacêutico  Dra. Bruna Raquel durante um dos atendimentos Dra. Bruna Raquel durante um dos atendimentos
 

“Nós farmacêuticas que atuamos na ponta, com os pacientes do SUS, sempre tivemos interesse de fazer um atendimento individualizado, uma vez que no balcão nunca conseguimos realizar o atendimento que gostaríamos. Mas dependíamos de muitos fatores, como espaço adequado para realizar o atendimento, carga horária, normatização do serviço, equipe multidisciplinar envolvida entre outros”, diz a Dra. Alessandra.

Passo a passo, Dra. Alessandra e Dra. Bruna foram se especializando, inclusive com o curso “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: Aplicação do Método Clínico, oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde.

Atualmente, os atendimentos são realizados por meio de busca ativa dos pacientes, na farmácia, demanda espontânea e por encaminhamentos de outros profissionais. “Temos agenda para os atendimentos que atualmente são efetuados uma vez na semana. As reuniões são temáticas de acordo com as principais necessidades elencadas pela equipe de saúde. Qualquer um pode participar, basta agendar o atendimento ou participar da reunião”, ressalta a Dra. Alessandra.

Reuniões acontecem frequentemente com os pacientes da UBSReuniões acontecem frequentemente com os pacientes da UBS

Já para a Dra. Bruna Raquel o trabalho tem sido de imensa valia, já que há uma demanda alta de doenças crônicas não controladas e tais pacientes são encaminhados tanto pelos colegas profissionais médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, além da própria farmácia municipal onde observando a necessidade encaminham o paciente.

Os resultados positivos já são evidentes. “Em atendimento foi possível observar pequenas mudanças de hábitos de vida, adequação de horários de tomadas de comprimidos, conciliação medicamentosa, reavaliação do tratamento por interação medicamentosa, entre outros diversos problemas relacionados a medicamentos que puderam ser percebidos e em conjunto solucionados houve melhoria na qualidade de vida e saúde, melhor controle de doenças crônicas, maior conhecimento por parte dos pacientes sobre suas doenças fortalecendo o autocuidado”, ressalta a Dra. Bruna.

Formada há sete anos pela faculdade Pitágoras, em Poços de Caldas, especialista em Farmácia Clínica pela Faculdade Unyleya, fluente em Língua Brasileira de Sinais, Dra. Bruna relata que o curso do Ministério da Saúde trouxe muita bagagem para um aprimoramento no atendimento e desenvolvimento do trabalho com os pacientes e a equipe. “Posso dizer que foi um divisor de águas, pois tivemos excelentes professores com larga experiência durante oito meses nos mostrando o melhor caminho a ser seguido no cuidado farmacêutico e graças a Deus consegui a aprovação final de conclusão. Desde a graduação sempre desejei estar no SUS cuidando dos pacientes e, enfim, tive esta oportunidade no município em que trabalho, me sinto realizada profissionalmente”.

Dra. Bruna durante orientação aos pacientes que participam do projeto Dra. Bruna durante orientação aos pacientes que participam do projeto

Bons exemplos

Nos atendimentos na UBS "Prefeito Lázaro José Diogo", Dra. Bruna chama atenção para dois casos. “Atendi uma paciente em uso de comprimidos e insulina para controle de Diabetes mellitus 2 (DM2) e glicose totalmente descontroladas. Durante a coleta de dados percebi que o problema era adesão ao tratamento, a paciente estava utilizando a insulina erroneamente. Este descontrole além do risco à saúde a impossibilitava de realizar a cirurgia de catarata. Ao atingirmos o controle glicêmico foi possível realização da cirurgia e a paciente permanece em controle com sua doença”.

“Outro paciente com descontrole de DM2 e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) necessitava de suporte na dieta para melhor controle de suas enfermidades, após algumas consultas observamos através dos exames de dextro e medidas de pressão arterial a melhora no controle da enfermidade. Sempre realizamos diversas orientações quanto ao uso correto de medicamentos e adequações de doses mediante a necessidade individual, porém nosso trabalho é focado no cuidado da pessoa como um todo. Buscamos durante a consulta o que está ocorrendo para culminar no quadro de descontrole da saúde em geral”.

Dra. Bruna durante orientações às gestantes Dra. Bruna durante orientações às gestantes

Dra. Alessandra também destaca um exemplo de um paciente com prescrição de vários médicos, com muitas interações medicamentosas, falta de controle da pressão arterial e diabetes. “Conseguimos agilizar o atendimento com especialistas e adequar o tratamento farmacológico, organizando os medicamentos (em nossa caixinha de medicamentos) melhorando a qualidade de vida, através do acompanhamento do tratamento farmacológico e não farmacológico”.

Farmacêuticas são integrantres da equipe de saúde no município Farmacêuticas são integrantres da equipe de saúde no município

Retorno dos pacientes

Dra. Alessandra chama a atenção para o retorno positivo dos pacientes atendidos, de acordo com os relatos dos próprios pacientes e da equipe multidisciplinar. “Eles relatam melhora no tratamento após acompanhamento no Cuidado Farmacêutico através dos retornos das consultas que normalmente ocorrem a cada 30 dias ou de acordo com a necessidade de cada um. É necessário acompanhamento desses pacientes a longo prazo, pois em apenas uma consulta, muitas vezes, não conseguimos elencar todos os problemas relacionados à farmacoterapia, onde priorizamos os principais problemas relacionados aos medicamentos e vamos trabalhando ao decorrer dos retornos”.

Dra. Alessandra criou um sistema para melhor gerenciar horário de administração dos medicamentos Dra. Alessandra criou um sistema para melhor gerenciar horário de administração dos medicamentos

Ela ressalta que o cuidado é centrado na pessoa. “Dependendo do caso clínico, fazemos planilha de automonitoramento, onde os pacientes (ou profissionais da unidade) anotam os resultados da glicemia capilar e pressão arterial, por um período determinado. Observamos com isso, melhor adesão do paciente com o Cuidado Farmacêutico. Temos também abstenção de alguns pacientes, nesse caso, ligamos para reagendar a consulta”, complementa.

 Após as consultas farmacêuticas, muitos foram os resultados positivos entre os pacientes Após as consultas farmacêuticas, muitos foram os resultados positivos entre os pacientes

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.