Sancionada lei que garante atendimento integral para fibromialgia e outras dores crônicas no SUS

Sancionada lei que garante atendimento integral para fibromialgia e outras dores crônicas no SUSSancionada lei que garante atendimento integral para fibromialgia e outras dores crônicas no SUSSão Paulo, 27 de outubro de 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.705/23, que garante a oferta, no Sistema Único de Saúde (SUS), de atendimento integral e multidisciplinar para pessoas com fibromialgia, fadiga crônica, síndrome da dor regional complexa, e outras doenças correlatas.

A lei tem origem no PL 3525/19, apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF).

A lei estabelece que, além de serem atendidos por profissionais das áreas de medicina, de psicologia, de nutrição e de fisioterapia, esses pacientes devem ter acesso à assistência farmacêutica, exames complementares, medicamentos, acompanhamento nutricional e a terapias reconhecidas.

O atendimento integral inclui ainda divulgação de informações e orientações abrangentes sobre essas doenças e sobre as medidas preventivas e terapêuticas disponíveis.

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos focos de dor no corpo. Também pode apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais.

Clique aqui e leia a lei na íntegra.

 

Departamento de Comunicação

Com informações da Agência Câmara de Notícias

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.