CRF-SP lança cartilha sobre Radiofarmácia com informações atualizadas sobre a especialidade

CRF-SP lança cartilha sobre Radiofarmácia com informações atualizadas sobre a especialidadeCRF-SP lança cartilha sobre Radiofarmácia com informações atualizadas sobre a especialidadeSão Paulo, 19 de outubro de 2023.

Com objetivo de oferecer aos farmacêuticos informações atualizadas e elucidar os conceitos básicos que envolvem a especialidade, o Grupo Técnico de Radiofarmácia do CRF-SP lançou a segunda edição da cartilha “Radiofarmácia”, durante o XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

A Radiofarmácia é uma especialidade farmacêutica que atua no desenvolvimento, produção e manipulação, controle e garantia de qualidade e demais aspectos relacionados aos radiofármacos e segue suma regulamentação específica. Esses produtos são utilizados no tratamento de doenças pela chamada medicina nuclear, além do diagnóstico por imagem funcional.

O material foi desenvolvido por profissionais atuantes no segmento, apresentando as normas regidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e às exigências de proteção radiológica determinadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Atualmente, a especialidade encontra-se em um processo gradual de expansão, fato impulsionado pela promulgação da Emenda Constitucional nº 49, de 8 de fevereiro de 2006, que excluiu do monopólio da União a produção, comercialização e utilização de radioisótopos de meia-vida curta para usos médicos, agrícolas e industriais e, mais recentemente, a promulgação da Emenda Constitucional nº 118, de 26 de abril de 2022, que autorizou a produção, comercialização, e a utilização de radioisótopos para a pesquisa e uso médico, quebrando o monopólio estatal destas atividades.

Clique aqui e acesse o material

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.