Mesa de abertura contou com a diretoria, membros das comissões organizadoras e uma representante do Conselho Federal de FarmáciaMesa de abertura contou com a diretoria, membros das comissões organizadoras e uma representante do Conselho Federal de Farmácia

São Paulo, 16 de outubro de 2023.

Foram três dias intensos, mas que valeram cada minuto de dedicação e trabalho árduo nos últimos meses. O XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo ficou marcado não apenas pela inovação ao fazer um congresso on-line, somado ao retorno do formato presencial, já que a edição anterior havia sido completamente on-line em função da pandemia de covid-19, mas pela diversidade de atividades fundamentais para agregar conhecimento de altíssimo nível aos 3,7 mil congressistas e visitantes que movimentaram dois andares do Centro de Exposições Frei Caneca, de 12 a 14 de outubro, na capital.  

Estande do CRF-SP recebeu congressistas e autoridades Estande do CRF-SP recebeu congressistas e autoridades

Construído por uma gama de voluntários e colaboradores do CRF-SP, o Congresso de 2023 fez valer o tema "Ciência, Cuidado e Tecnologia farmacêutica em benefício da saúde" ao atingir números expressivos como mais de 400 palestras, mesas-redondas, oficinas, painéis e mais de 300 ministrantes de diversas partes do Brasil e mundo durante os três dias.

Ao circular pelos auditórios e pelos estandes na Expofar a mistura de sotaques revelava os 25 Estados brasileiros mais o Distrito Federal representados entre os congressistas, sem contar os 13 ministrantes internacionais diretamente dos Estados Unidos, Chipre, Portugal, México e Chile.

Congressistas de 25 estados e o Distrito Federal participaram do Congresso Congressistas de 25 estados e o Distrito Federal participaram do Congresso

Além dessa edição ter inovado ao oferecer um Congresso on-line e dias depois promover o evento presencial, outra novidade foi a realização de um podcast diretamente do estande do CRF-SP. Produzido pelo departamento de Comunicação do CRF-SP, os programas foram transmitidos ao vivo e contou com entrevistas diversas com ministrantes, congressistas, organizadores e representantes de empresas que participavam da Expofar. Muitos foram os bate-papos e os encontros como o do diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Butantan, Dr. Gustavo Mendes; do especialista em Análises Clínicas Dr. Marcos Machado; da assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde do Ministério da Saúde, Dra. Alícia Krüger; do farmacêutico responsável pelo perfil @Farmaconaprática, Dr. Thiago de Melo; o presidente do Congresso, Dr. Leonardo Leira Pereira; dos farmacêuticos que fundaram a Vitaderm (Dr. Marcelo Schulman) e a Adcos (Ada Mota), além do diretor executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário (Dr. Gustavo Dieamant) que contaram sobre o mercado de cosméticos no país, além de dividirem curiosidades durante as trajetórias de sucesso desde a fundação das empresas.

Dr. Adriano Falvo; Dr. Gustavo Alves; Dra. Danyelle Marini; Dra. Ana Lo Prete; Dra. Gislaine Leonardi; Dra. Luciana Canetto. Dr. Leonardo Pereira e Dr. Marcelo Polacow Dr. Adriano Falvo; Dr. Gustavo Alves; Dra. Danyelle Marini; Dra. Ana Lo Prete; Dra. Gislaine Leonardi; Dra. Luciana Canetto. Dr. Leonardo Pereira e Dr. Marcelo Polacow

O podcast, que está disponível no canal do CRF-SP no YouTube, também recebeu a farmacêutica brasileira Dra. Patrícia Severino, que pelo quarto ano consecutivo figura na lista dos principais pesquisadores do mundo, segundo a Universidade de Stanford (EUA). Ela enfatizou o quanto o farmacêutico reúne características e formação para atuar com excelência na pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Dra. Danyelle Marini recebeu o Dr. Marcelo Schulman (Vitaderm), Dra. Ada Mota (Adcos) e Dr. Gustavo Dieamant (O Boticário)Dra. Danyelle Marini recebeu o Dr. Marcelo Schulman (Vitaderm), Dra. Ada Mota (Adcos) e Dr. Gustavo Dieamant (O Boticário)

Emocionado, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, durante a cerimônia de abertura ressaltou a grandiosidade do maior congresso farmacêutico multidisciplinar do país. “Nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar que aquele garoto que saiu da universidade em 1988 cheio de projetos e ideais estaria hoje diante de uma plateia seleta de especialistas, autoridades e de farmacêuticos das mais variadas áreas e locais. Meu sentimento é de gratidão a todos que construíram esse evento e a todos que lutam diariamente pela profissão farmacêutica”.

A vice-presidente, Dra. Luciana Canetto; o secretário-geral, Dr. Adriano Falvo; e a diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, também participaram da cerimônia de abertura e contaram a trajetória para chegar até o grande momento do Congresso, com destaque aos voluntários que se dedicaram, aos colaboradores e de cada congressista, que fizeram do evento grandioso e histórico.

Dr. Gustavo Alves, coordenador da Comissão de Trabalhos Científicos; Dr. Leonardo Pereira, presidente do XXII Congresso; Dra. Ana Lo Prete, coordenadora da Comissão Executiva e Dra. Gislaine Leonardi, coordenadora da Comissão Científica Dr. Gustavo Alves, coordenador da Comissão de Trabalhos Científicos; Dr. Leonardo Pereira, presidente do XXII Congresso; Dra. Ana Lo Prete, coordenadora da Comissão Executiva e Dra. Gislaine Leonardi, coordenadora da Comissão Científica

Quando os assuntos eram consultório farmacêutico, procedimentos estéticos, farmácia clínica, cannabis medicinal, redes sociais, perícia forense e prescrição magistral, por exemplo, as salas tinham lotação máxima e a interação entre profissionais, estudantes e ministrantes era surpreendente.

Cada atividade foi coordenada por um time de especialistas voluntários que compuseram as comissões organizadoras, além de membros dos Grupos de Técnicos de Trabalho e demais colaboradores do CRF-SP. À frente da 22ª edição estava o Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, que presidiu o Congresso.

Dr. Leonardo contou que quando aceitou o convite para presidir o evento ainda havia muitas incertezas em relação ao Congresso presencial. “Foram quase dois anos de um trabalho árduo na organização deste Congresso e ainda tínhamos incertezas quando começamos os preparativos, pois estávamos no final da pandemia, mas queríamos fazer um formato de congresso em que pudéssemos encontrar as pessoas, fazer networking e viver o que chamamos do novo normal e chegamos neste momento com a realização deste sonho”, apontou.

Dr. Gustavo Mendes,  Ex-Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa, foi entrevistado por Dr. Marcelo Polacow no podcast dentro do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo Dr. Gustavo Mendes, Ex-Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Anvisa, foi entrevistado por Dr. Marcelo Polacow no podcast dentro do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo

Confira as Comissões:

Comissão Executiva

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete (coordenadora) relembrou que nesta edição houve uma grande inovação, que foi realizar os dois formatos de evento, on-line, para os que não puderam comparecer ter acesso a algumas atividades, e, principalmente pela retomada do tradicional evento presencial. “Depois de quatro anos pudemos nos abraçar e nos encontrar. Um evento científico não se faz apenas dentro de salas, mas também dos bate-papos do corredor, com networking”.

Demais membros: Profa. Me. Raquel Cristina Delfini Rizzi; Prof. Dr. Leoberto Costa Tavares; Prof. Me. Ocimar Antonio de Castro; Prof. Me. Luís Mario Rezende Junior; Profa. Me. Adryella de Paula Ferreira Luz

Comissão Científica

Profa. Dra. Gislaine Ricci Leonardi (coordenadora) disse que ficou com “gostinho de quero mais”. “Estou muito feliz com o resultado que obtivemos com essa edição do Congresso, mas confesso que já estou com ‘gostinho de quero mais’. Quero ver a profissão se fortalecendo e sendo cada vez mais reconhecida”.

Demais membros: Prof. Dr. André Luiz de Moura; Prof. Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos; Prof. Dr. Paulo Caleb Junior de Lima Santos; Profa. Dra. Marise Bastos Stevanato; Dr. Henry Jun Suzuki

Comissão de Trabalhos Científicos

Prof. Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos (coordenador) falou sobre como a ciência foi colocada em xeque, com a disseminação de fake news e outras armadilhas que cresceram com a pandemia. “Mas felizmente a ciência venceu, ela nos permite estar aqui, desde o instante em que acordamos e bebemos água tratada, acionamos a ignição de nossos carros, apertamos o botão do elevador e, às vezes, com algum sinal de dor tomamos uma dipirona”, destacou em seu discurso na cerimônia de encerramento.

Demais membros: Profa. Dra. Ketylin Fernanda Migliato; Profa. Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat; Profa. Dra. Ana Paula Sendao; Prof. Dr. Aruanã Joaquim Matheus Costa Rodrigues Pinheiro; Profa. Me. Alyne Almeida de Lima.

O sucesso do Congresso foi uma resposta para quem colocou a ciência e a tecnologia em xeque, algo que chamou a atenção durante a pandemia de covid-19. Com o foco no farmacêutico, profissional de saúde que se destacou e trabalhou incansavelmente no combate ao coronavírus, o CRF-SP apostou nesse tema e proporcionou o que de mais atual há para a ampliação do conhecimento.

Um dos exemplos de que a ciência é o caminho para novas descobertas foram os 356 trabalhos científicos e relatos de experiência inscritos no Congresso. Os selecionados ficaram expostos em totens e eram apresentados a todo o momento pelos autores.

Ganhadoras dos melhores trabalhos científicos e relato de experiênciaGanhadoras dos melhores trabalhos científicos e relato de experiência

Confira os melhores em cada categoria

Relato de experiência

1º lugar - ANÁLISE DAS AÇÕES TOMADAS PELA COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA DO INSTUTUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA EM 2021 E 2022

Autoras: Sandra Kiyomi Kondo; Katia Hiromi Yamamoto

Trabalho Científico

1º lugar - POLIMORFISMO EM ABCB1 (RS1128503): INFLUÊNCIA NAS REAÇÕES ADVERSAS E SOBREVIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO TRATADOS COM CARBOPLATINA+PACLITAXEL –

Autores: Giovana Fernanda Santos Fidelis, Cecilia Souto Seguin, Pedro Eduardo Nascimento Vasconcelos, Aristóteles Souza Barbeiro, Lair Zambon, Maurício Wesley Perroud Jr., Éder Pincinato, Patricia Moriel

2º lugar - ESTUDO DE SEGURANÇA E BIODISTRIBUIÇÃO DE VESÍCULAS EXTRACELULARES DERIVADAS DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DE CORDÃO UMBILICAL HUMANO

Autores: Rachel Santana Cunha, Zaquer Suzana Munhoz Costa Ferro, Erick Correia Loiola, Júlio Cesar Queiroz Figueiredo, Katia Nunes da Silva, Bruno Solano de Freitas Souza

3º lugar - VESÍCULAS EXTRACELULARES DERIVADAS DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DO CORDÃO UMBILICAL HUMANO FACILITAM A RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DA MEDULA ESPINHAL 

Autores: Rachel Santana Cunha, Barbara Porto Cipriano, Elisama Araújo da Silva, Adne Vitória Rocha de lima, Júlio Cesar Queiroz Figueiredo, Erick Correia Loiola, Katia Nunes da Silva, Zaquer Suzana Munhoz Costa Ferro, Bruno Solano de Freitas Souza

Os prêmios foram revelados na cerimônia de encerramento Os prêmios foram revelados na cerimônia de encerramento

Alguns destaques

Uma das atividades internacionais do Congresso foi a mesa-redonda “A realidade dos jovens farmacêuticos no cenário internacional e sua atuação em entidades da área”, no dia 12. O debate contou com a Dra. Audrey Wong, dos Estados Unidos, Dra. Safiye Çağansel, do Chipre, e Dra. Sara Correia Marques, de Portugal.

Para a Dra. Audrey, como para as outras palestrantes, esta foi a primeira visita ao Brasil. “Estou empolgada com a interação pessoal, falar sobre nossa experiência profissional e também aprender com a prática farmacêutica brasileira”, disse.

A Dra. Safiye representou a Federação Internacional de Farmácia (FIP) no evento e disse que também estava entusiasmada com o contato com os jovens farmacêuticos. “Pretendo explorar como funciona a farmácia brasileira e perceber as expectativas dos farmacêuticos do Brasil para que a gente tenha mais brasileiros envolvidos com a FIP no futuro”.

Já a Dra. Sara disse que palestrar para farmacêuticos do Brasil foi uma oportunidade de mostrar o trabalho que jovens farmacêuticos estão produzindo em seu país e perceber possíveis sinergias com os brasileiros. “Também espero aprender e levar as boas práticas daqui para Portugal”.

Dra. Audrey, Dra. Safiye, e Dra. Sara na mesa-redonda “A realidade dos jovens farmacêuticos no cenário internacional e sua atuação em entidades da área”Dra. Audrey, Dra. Safiye, e Dra. Sara na mesa-redonda “A realidade dos jovens farmacêuticos no cenário internacional e sua atuação em entidades da área”

Dr. Thiago de Melo Costa Pereira foi uma das atrações mais concorridas no dia 13 de outubro. Sua palestra “Farmacologia baseada em evidências”, lotou o auditório 15, o maior do evento. Em sua apresentação falou sobre as mudanças de abordagem com o passar do tempo. “As revisões curriculares do curso de Farmácia dizem que a prática profissional deve ser implementada pela tomada de decisão com base na análise crítica, contextualizada em evidências científicas da escuta ativa do indivíduo, da família e da comunidade. Isso parece ser óbvio no nosso dia a dia, mas precisamos buscar esses dados e transformá-los em uma forma mais segura para o paciente”.

No dia seguinte, o Dr. Thiago também participou de outra atividade muito procurada pelos congressistas, a mesa-redonda “Criando conexões nas redes sociais”, ao lado das colegas Dra. Gabriela Bárbara Margarida, Dra. Karina Soeiro, Dra. Marina Cristofani e Dra. Ursula El Awar, influencers digitais farmacêuticas que falaram sobre sua atuação profissional utilizando as redes sociais.

Dr. Thiago de Melo na palestra “Farmacologia baseada em evidências”Dr. Thiago de Melo na palestra “Farmacologia baseada em evidências”

Dr. Karina Soeiro, docente e consultora para farmácias de manipulação, possui 68 mil seguidores no Instagram e produz conteúdo para seus colegas. Para ela, para que aconteçam as conexões na rede social, é preciso ter amor por transmitir conhecimento e a geração de conteúdo genuíno. “Me dedico com muito amor àquilo que me proponho e não tenho vergonha de mostrar as minhas fragilidades e essas coisas fizeram a diferença. Quando a gente transmite a verdade, a gente conquista e essa é a base para qualquer crescimento, inclusive nas redes sociais”, afirmou.

A mesa-redonda “Criando conexões nas redes sociaisl” reuniu farmacêuticos que falaram sobre sua atuação profissional utilizando mídias digitaisA mesa-redonda “Criando conexões nas redes sociaisl” reuniu farmacêuticos que falaram sobre sua atuação profissional utilizando mídias digitais

Com seu canal Farmadispensa, no Instagram, com cerca de 100 mil seguidores, a Dra. Ursula Ghassan El Awar, reconhece que quando eu estudava muitas vezes não conseguia compreender a didática dos professores por causa do uso de termos técnicos. “Por isso, decidi produzir meu conteúdo de forma simples para que as pessoas e pacientes que me seguem pudessem entender as informações que estou transmitindo”, disse a farmacêutica que ganhou destaque e influencia no Pará, seu Estado, e também no resto do país. Ela também produz conteúdos para o TIK TOK e YouTube.

Público lotou o auditório para a cerimônia de encerramentoPúblico lotou o auditório para a cerimônia de encerramento

A abertura contou com a apresentação da orquestra The Avalon Violinos A abertura contou com a apresentação da orquestra The Avalon Violinos

Comitiva do Espírito Santo

Um dos grandes diferenciais do Congresso Farmacêutico de São Paulo é a oportunidade de o congressista interagir com farmacêuticos, acadêmicos de Farmácia e expositores de todo o país. Bastava circular pelos dois pavimentos do Centro de Convenções Frei Caneca onde o evento ocorreu com o ouvido atento nos auditórios, elevadores e outras instalações locais para constatar que não havia um ‘sotaque oficial’.

O Dr. Dyego Carlos é docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e veio a São Paulo para participar do Congresso com uma comitiva formada por cerca de 60 pessoas, entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação. A maioria fez o percurso de ônibus que na ida levou mais de 20 horas de viagem e, no retorno, 16 horas. 

“O Congresso foi gigante e foi o primeiro evento para maioria dos estudantes. A oportunidade de ver palestras e conversar com especialistas doas mais diferentes áreas foi o grande diferencial”, comentou o Prof. Dyego. “Com certeza, o evento marcou nossos estudantes e abriu a mente para novas perspectivas de nossa profissão”, completou o farmacêutico, acrescentando que quatro trabalhos da Ufes receberam menção honrosa no Congresso.

Estudantes do Espírito Santo prestes a embarcar no ônibus com destino a São Paulo e abaixo já dentro do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo Estudantes do Espírito Santo prestes a embarcar no ônibus com destino a São Paulo e abaixo já dentro do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo

 

Confira as fotos dos três dias de evento

Dia 12-10-23 - https://crfsp.far.br/url/congressofarmaceutico_12-10

Dia 13-10-23 - https://crfsp.far.br/url/congressofarmaceutico_13-10

Dia 14-10-23 - https://crfsp.far.br/url/congressofarmaceutico_14-10

 

 

Acesse os cadernos especiais da Revista do Farmacêutico com os artigos de alguns ministrantes que participaram do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo 

 

Thais Noronha com colaboração de Carlos Nascimento, Monica Neri e Renata Gonçalez 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.