CRF-SP homenageia personalidades que se destacaram pela valorização da profissão farmacêutica

 

Dr. Adriano Falvo, Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow durante a cerimônia de entrega da Comenda Dr. Adriano Falvo, Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow durante a cerimônia de entrega da Comenda

São Paulo, 25 de setembro de 2023.

Uma noite emocionante em que todos puderam acompanhar a trajetória de sucesso de profissionais que nas suas áreas prestaram relevantes serviços à classe farmacêutica, à sociedade e à saúde e, por isso, foram condecorados pelo CRF-SP, na última sexta-feira, 22, com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista.

A Comenda foi realizada no plenário da Câmara Municipal de São Paulo A Comenda foi realizada no plenário da Câmara Municipal de São Paulo

A cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo contou com a diretoria, conselheiros, delegados regionais e demais voluntários, além de familiares, amigos e convidados que prestigiaram os homenageados da noite. A Comenda faz parte das comemorações promovidas pelo Conselho em razão do Dia Internacional do Farmacêutico, hoje, 25 de setembro.

Dr. Adriano Falvo, Dra. Danyelle Marini, Deputado Thiago Auricchio, Dra. Luciana Canetto, a vereadora Edir Sales e Dr. Marcelo PolacowDr. Adriano Falvo, Dra. Danyelle Marini, Deputado Thiago Auricchio, Dra. Luciana Canetto, a vereadora Edir Sales e Dr. Marcelo Polacow

A mesa de abertura contou com a presença do deputado estadual, Thiago Auricchio, um dos contemplados com a Comenda, da vereadora Edir Sales, além da diretoria do CRF-SP composta pelo Dr. Marcelo Polacow, presidente; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dr. Adriano Falvo, secretário-geral e da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira e do conselheiro federal por São Paulo, Dr. Antônio Geraldo dos Santos.

Homenageados receberam uma medalha e um certificado pela sua trajetória que permeou a profissão farmacêutica Homenageados receberam uma medalha e um certificado pela sua trajetória que permeou a profissão farmacêutica

Confira os homenageados

Dra. Alice Aparecida da Matta Chasin

Graduada em Farmácia pela Unesp, mestre em Toxicologia/Análises Toxicológicas e doutora em Toxicologia, especializou em Análises de Drogas, titulação conferida pela Divisão de Narcóticos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde a graduação, em meados dos anos 1970, dedica-se à área de Toxicologia com ênfase em Análises Toxicológicas, atuando principalmente nos temas: drogas de abuso, crack, cocaína, cocaetileno, ecotoxicologia, toxicologia forense e na área de Educação em Toxicologia, tornando-se uma das principais referências do assunto no país.

Atualmente é professora-titular de Toxicologia e coordenadora da área de Saúde nas Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP). É, também, professora concursada de Toxicologia Forense da Academia de Polícia Civil de São Paulo desde 2005.

“Achei que esse sentimento não fosse tão forte assim, mas é alguma coisa que motiva a gente, motiva principalmente os meus alunos, para quem eu vivo e para que eu dediquei a minha vida profissional há muitos anos. Ser professora é minha vocação de vida. E esse prêmio está representando muito, é a máxima honraria que eu poderia receber”, ressaltou a Dra. Alice.

Dr. Adriano Falvo e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem a Dra. Alice Chasin Dr. Adriano Falvo e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem a Dra. Alice Chasin

Dr. Alipio de Oliveira do Carmo

Graduado pela Unip, mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. Após atuar em diversas áreas, migrou para a educação. Desde 2009, atua como coordenador-geral do curso de Farmácia na Universidade Paulista (Unip).

Suas importantes contribuições no âmbito da educação já foram compartilhadas com o CRF-SP quando foi membro da então Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, hoje Grupo Técnico de Trabalho em Educação Farmacêutica do Conselho.

“Esse momento está sendo um marco, foram anos de batalha pela profissão farmacêutica. Sou formado há quase 30 anos, vim de família humilde, paguei minha faculdade, trabalhei sempre em prol do farmacêutico, comecei no CRF-SP em 1996, quando o meu professor, o Dirceu Raposo, me levou para participar do primeiro grupo de Análises clínicas do Conselho. E, de lá para cá, venho lutando todos os anos, todo esse período para melhoria da profissão, fui professor, hoje sou coordenador, sou gestor da Unip. Estou de volta ao CRF-SP como coordenador do Comitê de Educação Permanente.  Essa comenda não é um prêmio, e sim uma responsabilidade que estão me dando para respeitar a profissão, é fruto de um trabalho de muitos anos. Recebo essa comenda em nome das pessoas que me ajudaram, dos farmacêuticos que passaram pela minha vida, os que me ensinaram a ter ética, postura e amor pela profissão, dos meus alunos, coordenadores, colegas. É um marco muito importante para a minha carreira e para o futuro farmacêutico, já que continuo na ativa lutando por eles. Essa é a parte mais importante, lutar pela profissão, pela saúde pública desse país e pela profissão farmacêutica, tenho muito orgulho de ser farmacêutico”, disse o Dr. Alipio.

Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Alípio do CarmoDra. Danyelle Marini e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Alípio do Carmo

Deputado Thiago Auricchio

Advogado, foi eleito deputado estadual em 2018, dando início ao mandato em 15 de março de 2019. Autor do Código Paulista de Defesa da Mulher, o jovem parlamentar foi reeleito para o segundo mandato em 2022.

Também é de sua autoria a lei que criou no Estado de São Paulo um protocolo de combate à violência sexual em bares, baladas e restaurantes. A norma, prevê entre outras medidas, a capacitação de funcionários desses estabelecimentos para que eles saibam identificar e combater casos de assédio e estupro contra mulheres que frequentam e trabalham nesses ambientes.

Thiago foi o relator da CPI da Fundação para o Remédio Popular (Furp), que investigou denúncias de irregularidades na maior fábrica de medicamentos da América Latina.

Com o suporte do CRF-SP e outras entidades farmacêuticas, lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica na Assembleia Legislativa (Alesp), comprometendo-se em propor ações para o fortalecimento da assistência farmacêutica e colocando-se à disposição para manter um diálogo permanente entre a categoria e o Legislativo.

Outra contribuição foi a apresentação junto à Alesp do Projeto de Lei que institui, em âmbito estadual, a Semana do Uso Racional de Medicamentos, de 5 a 11 de maio.

“Foi a Ciência que salvou inúmeras vidas com a vacina em um momento tão difícil na pandemia. A Farmácia é uma profissão tão nobre que estou tendo a oportunidade de abraçar na Assembleia Legislativa por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. O farmacêutico é referência na área da saúde, tenho grande admiração por todos. Hoje, as pessoas banalizam o uso racional de medicamentos, a lei que assinei na Alesp veio em boa hora. Fico muito feliz por receber essa Comenda, o meu muito obrigado pelo reconhecimento e consideração de todos vocês", destaca o deputado. 

Dra. Danyelle Marini, Dr. Marcelo Polacow e a vereadora Edir Sales entregam a homenagem ao deputado estadual Thiago Auricchio Dra. Danyelle Marini, Dr. Marcelo Polacow e a vereadora Edir Sales entregam a homenagem ao deputado estadual Thiago Auricchio

 

Dr. Marcos Machado Ferreira

Graduado em Farmácia, especialista em Análises Clínicas, desde muito cedo teve o objetivo de ser empresário e assim o fez. Após passar por renomados laboratórios do Grande ABC, tornou-se proprietário e se diferenciou pela gestão e atendimento humanizado.

O trabalho voltado para a área de Análises Clínicas também o levou a abraçar algumas causas da categoria, o que o motivou a realizar trabalhos voluntários na Sociedade Brasileira de Análises Clínicas para o Estado de São Paulo (Sbac), no Sindicato dos Hospitais e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) e do Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas do CRF-SP. 

Foi delegado regional da Seccional de Santo André, diretor-tesoureiro e presidente. Atualmente é conselheiro, coordenador do Grupo Técnico de Análises Clínicas e Toxicológicas e membro do Comitê Parlamentar do CRF-SP.

“Para mim é de fato a coroação de tudo aquilo que eu pensei na minha vida. Eu realmente queria ser farmacêutico, fui buscar, queria ser um empresário do ramo do setor e fui estudar para isso, fui me preparar, consegui ser bem-sucedido na vida como profissional, financeiramente, mas prestar os serviços ao Conselho é um orgulho muito grande para mim. Tive a felicidade de passar por todos os cargos possíveis no Conselho. Fui membro de comissão, vice-coordenador, coordenador, delegado regional, conselheiro. Estou muito feliz. É uma emoção muito grande, tenho só a  agradecer a diretoria, os conselheiros que me escolheram e à profissão farmacêutica que me deu essa oportunidade”, destacou o Dr. Marcos.

Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Marcos Machado Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Marcos Machado

Dra. Roseli Simões Barreto

Graduada em Farmácia e pós-graduada em Farmacologia, atuou nas áreas de Logística Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Farmácia e Drogaria, onde se dedicou até poucos anos atrás, como proprietária de estabelecimento em Santos. 

Em paralelo às atividades farmacêuticas, sempre se preocupou em realizar ações voltadas para comunidade e ao voluntariado, motivo que a aproximou da Seccional de Santos do CRF-SP em 2010, inicialmente como membro da Comissão de Ética, tornando-se, posteriormente, delegada regional da seccional santista.

“O Conselho está muito presente na vida das pessoas, com responsabilidade, com ética e ser homenageada, para mim é muito emocionante, é uma gratidão. Saber também que o que eu estou recebendo não teve só o meu trabalho, mas o trabalho de uma grande equipe, que é dos diretores do Conselho, dos colaboradores, dos voluntários, tudo me emociona muito”.

Dr. Antonio Geraldo dos Santos e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem a Dra. Roseli Simões Dr. Antonio Geraldo dos Santos e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem a Dra. Roseli Simões

Dr. Victor Hugo Costa Travassos da Rosa

Graduado em Farmácia, especialista em Controle de Qualidade de Medicamentos, atuou como diretor técnico da Divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e como superintendente técnico da Fundação Butantan de 2010 a 2012. Além disso, foi Coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e passou pela Fundação para o Remédio Popular (Furp).

Atuou ainda como professor responsável da Cadeira de Farmácia Hospitalar do curso de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz e atualmente, é consultor para assuntos em Saúde Pública no âmbito farmacêutico.

“O meu sentimento é de gratidão por aqueles que resolveram de alguma maneira dar um mérito por um trabalho profissional. Eu fiz tudo da minha vida sem pensar em nenhum desses méritos. E muita gente viu o que eu fiz. Viu a minha história. Fui o precursor da implantação das cadeiras de farmácia hospitalar nas escolas privadas de São Paulo, que foram as duas primeiras. E nessa caminhada eu tive centenas, milhares de alunos, além do curso de especialização que a gente criou no Hospital das Clínicas, reconhecido pelo MEC para melhorar o conhecimento dos futuros farmacêuticos. E eu sei que foram essas pessoas que devem ter me indicado. E eu fico grato por todos aqueles que eu pude ajudar, porque eles me fizeram aprender”, finaliza o Dr. Victor.

Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Victor Hugo Travassos Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow entregam a homenagem ao Dr. Victor Hugo Travassos

 

Conheça todos os condecorados desde 2014 

 

Thais Noronha (com informações Renata Gonçalez)

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.