Solenidade comemora ampliação da assistência farmacêutica em SP e entrega certidões de regularidade

Solenidade comemora ampliação da assistência farmacêutica em SP e entrega certidões de regularidadeSolenidade comemora ampliação da assistência farmacêutica em SP e entrega certidões de regularidadeSão Paulo, 21 de setembro de 2023.

A cidade de São Paulo conquistou um feito histórico, ampliou sua assistência farmacêutica e, pela primeira vez, está próximo da cobertura integral nos serviços de saúde que necessitam deste profissional, tornando-se um exemplo para o país. Para comemorar o alcance da meta, uma importante cerimônia de entrega das certidões de regularidade das farmácias públicas municipais foi realizada nesta quarta-feira (20), no auditório da Universidade Paulista (Unip, unidade Vergueiro).

O “Painel - Assistência Farmacêutica no município de São Paulo” foi uma iniciativa do CRF-SP e da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu os farmacêuticos atuantes nas unidades de saúde, gestores e contou com a presença do secretário municipal da saúde, Dr. Luis Carlos Zamarco, representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O secretário falou sobre a importância do evento e do esforço da prefeitura em garantir farmacêuticos nas unidades em tempo integral de funcionamento, dando uma qualidade ao serviço, não só no controle de distribuição, mas na assistência farmacêutica e oferecendo ao paciente um tratamento integral.Dr. Luis Carlos Zamarco e Dra. Luciana CanettoDr. Luis Carlos Zamarco e Dra. Luciana Canetto

“São Paulo é uma cidade pioneira em várias ações e essa é mais uma delas. Esta era uma reivindicação antiga e trabalhamos bastante nisso. Sou funcionário da prefeitura há 37 anos e nesse período acompanho e entendo a importância do farmacêutico na linha de frente, atendendo o paciente e trazendo para a gestão quais são as demandas importantes que temos que priorizar e resolver”, comentou o secretário.

Na abertura do evento, a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, fez um discurso emocionado mencionando sua luta na saúde pública de mais de 30 anos. Depois também fez uma apresentação sobre a importância da assistência farmacêutica para a comunidade e sobre as ações do CRF-SP para a saúde pública. “Sempre tivemos esse entendimento sobre a importância da proximidade do farmacêutico com o paciente, isso parecia utopia e hoje a gente chegou num momento tão importante. Por isso quero agradecer ao secretário, Luis Carlos, e ao prefeito, Ricardo Nunes, por compreender a importância desse profissional. São Paulo será um ‘case’ de sucesso e exemplo para o Brasil todo. Esse modelo tem que ser copiado”, enfatizou.Dr. Luis Carlos Zamarco recebe placa de menção honrosa concedida ao prefeito de São Paulo, Ricardo NunesDr. Luis Carlos Zamarco recebe placa de menção honrosa concedida ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

Participaram também da abertura o Dr. Alípio Oliveira do Carmo, coordenador do curso de Farmácia da UNIP, que afirmou “A assistência farmacêutica é muito importante para garantir a segurança do paciente, então a prefeitura está de parabéns pela iniciativa”; Dra. Giselle Cacherik, coordenadora da Atenção Básica de SP: “Esse dia foi tão esperado e tenho o prazer e a sorte de representar a coordenadoria da Atenção Básica depois de tantos anos de luta, foi algo sonhado e conquistado a muitas mãos”; e Dra. Sandra Sabino Fonseca, secretaria executiva de Atenção Básica, especialidades e vigilância de SP: “Temos usuários especialmente das regiões periféricas que precisam do nosso apoio para ter todas as informações e fazer o uso da terapia com benefício para saúde”.

Na sequência, o Dr. Felipe Tadeu Carvalho dos Santos apresentou o trabalho de ampliação da assistência farmacêutica na cidade de São Paulo, mostrando dados do trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde. “Hoje cada vez mais estamos discutindo a farmácia como estabelecimento de saúde, que tem uma relevância para aproximar a população da unidade de saúde. Por isso também a necessidade de qualificar cada vez mais esse acesso aos estabelecimentos”, afirmou.Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos recebe placa de menção honrosa pelo trabalho desenvolvidoDr. Felipe Tadeu Carvalho Santos recebe placa de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido

O ato solene prosseguiu com a entrega de uma placa de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido pelo Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos e, concluindo, foi entregue as certidões de regularidade das farmácias regulares

Representantes das unidades de saúde e gestores da assistência farmacêutica de São PauloRepresentantes das unidades de saúde e gestores da assistência farmacêutica de São PauloNúmeros da capital paulista

A cidade de São Paulo possui 649 farmácias públicas presentes em estabelecimentos de saúde de todas as regiões da cidade. Com a contratação de mais farmacêutico, atingiu 1.211 profissionais, um aumento de 48% na rede básica e de especialidades.

A Relação Municipal de Medicamento possui mais de 500 medicamentos, uma referência para outros municípios, atingindo o recorde no investimento para aquisição de medicamentos com R$ 430 milhões/ano.

O atendimento da rede chega a mais de 30 milhões de pacientes, mais de 35 milhões de receitas atendidas e mais de 2,6 bilhões de unidades de medicamentos dispensados por ano.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.