Ministério da Saúde autoriza farmacêuticos a solicitar exames de monitoramento do HIV/Aids no SUS

Ministério da Saúde autoriza farmacêuticos a solicitar exames de monitoramento do HIV/Aids no SUSMinistério da Saúde autoriza farmacêuticos a solicitar exames de monitoramento do HIV/Aids no SUSSão Paulo 29 de agosto de 2023.

O Ministério da Saúde, através do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, HepatitesVirais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS), emitiu em 11 de agosto a nota técnica 181/2023 recomendando a solicitação dos exames de quantificação da carga viral do HIV e contagem de linfócitos T CD4+ por farmacêuticos atuantes nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o monitoramento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Com a medida, o ministério busca reduzir os indicadores de morbimortalidade pelo HIV e Aids, além de aprimorar e qualificar a resposta nacional à epidemia.

Para o Dr. Felipe Campos do Vale, analista de saúde e gerente de equipamento público de saúde SAE DST AIDS Cidade Dutra, os serviços de HIV/Aids têm se mostrado interessados e favoráveis à atividade clínica de farmacêuticos, já que a nota técnica traz um importante recurso de trabalho para esses profissionais.

“Com isso a gente consegue ofertar para a população o monitoramento do resultado do tratamento, uma vez que o farmacêutico também tem a responsabilidade de acompanhar o paciente na unidade de saúde e eventualmente sugerir algum tipo de alteração do tratamento, posologia e até mesmo algum tipo de profilaxia, caso o paciente tenha a imunidade com risco aumentado para outras infecções oportunistas”, analisou.

Dr. Felipe considera que ao permitir os serviços de testagem, oferta de profilaxias e agora no monitoramento das pessoas que estão em tratamento, o Ministério da Saúde tem aberto a possibilidade para que vários profissionais, inclusive os farmacêuticos, possam de fato exercer suas atividades com bastante autonomia e recurso para que todas as propostas de assistência possam ser cumpridas.

Clique AQUI e leia a nota técnica na íntegra.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.