Projeto que qualifica e amplia serviços farmacêuticos na rede pública firma importantes parcerias no primeiro semestre do ano

 

Capacitação realizada em São Bernardo do Campo, uma das cidades que iniciou o cronograma no primeiro semestre de 2023 (Foto: Prefeitura de SBC)Capacitação realizada em São Bernardo do Campo, uma das cidades que iniciou o cronograma no primeiro semestre de 2023 (Foto: Prefeitura de SBC)

São Paulo, 21 de julho de 2023.

Criado pelo CRF-SP no ano passado com o objetivo de capacitar e qualificar os farmacêuticos que atuam na rede pública para ampliação dos serviços clínicos à população, o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp) fecha o primeiro semestre de 2023 com a parceria de diversas prefeituras que já iniciaram ou se programam para iniciar a capacitação técnico-profissional aos profissionais que atuam em serviços municipais de saúde.

Dentre as prefeituras que firmaram acordo com o Casp no primeiro semestre estão municípios do Grande ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, entre os quais Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo, que realizaram entre os meses de março e maio o primeiro módulo da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS, denominado a “Introdução e aplicação do método clínico para o cuidado farmacêutico”, e desde então, seguem o cronograma.

Vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do Casp, Dra. Luciana Canetto comenta o avanço das parcerias firmadas até aqui: “Considero uma conquista importante para todos, sobretudo para a população assistida pelo SUS e que é usuária de medicamentos. Agradecemos a todas as prefeituras que nos abriram as portas e se mostraram dispostas a aprimorar o cuidado farmacêutico voltado aos pacientes, isso demonstra que estão preocupadas em realizar um trabalho diferenciado no âmbito da saúde”.

O ministrante nas três prefeituras foi o Prof. Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, professor associado da Faculdade Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto). Ele detalha o que é abordado neste módulo introdutório: “Discutimos os conceitos da farmácia clínica, do cuidado farmacêutico e aproveito para demonstrar a importância da aplicação correta do método clínico que é o coração da consulta farmacêutica”, explica o farmacêutico.

Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira é um dos ministrantes da capacitação técnico-profissional realizada com os farmacêuticos que atuam no serviço público municipal como parte do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS (Foto: Prefeitura de Diadema)Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira é um dos ministrantes da capacitação técnico-profissional realizada com os farmacêuticos que atuam no serviço público municipal como parte do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS (Foto: Prefeitura de Diadema)

“Aproveitamos para trabalhar a questão do método clínico e suas etapas desde o acolhimento, passando pela anamnese que é a coleta dos dados objetivos e subjetivos, depois vêm a avaliação e o plano. Também mostramos ao farmacêutico a importância de registrar a consulta quando termina o atendimento ao paciente, pois é preciso registrar as informações no prontuário, seja eletrônico ou no papel, além de trabalhar essas questões teóricas sobre farmácia clínica e cuidado farmacêutico e os conceitos do método clínico”, completa o ministrante.

No interior do Estado, firmaram parceria com o CRF-SP, por meio do Casp, as cidades de Rio Claro, Itu, Indaiatuba e Salto. Rio Claro realizou o módulo introdutório em abril, enquanto que os outros três municípios deverão iniciar a capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS” com os farmacêuticos que atuam na rede pública municipal ainda no final do mês de julho.

Primeiro município a aderir ao Casp,
Santo André já aplica conceitos no dia a dia

Membros do Casp, entre os quais a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, além do conselheiro Dr. Marcos Machado, em reunião com gestores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André, em 2022, ocasião em que o projeto foi apresentado à administração andreense (Foto: Prefeitura de Santo André)Membros do Casp, entre os quais a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, além do conselheiro Dr. Marcos Machado, em reunião com gestores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André, em 2022, ocasião em que o projeto foi apresentado à administração andreense (Foto: Prefeitura de Santo André)

Santo André, também no Grande ABC, foi o primeiro município do Estado de São Paulo a firmar parceria com o Casp, ainda em 2022. O polo já realizou quase todos os módulos presenciais, e neste semestre deverá iniciar a fase de tutoria on-line. Na avaliação de farmacêuticos que atuam na rede municipal, os conceitos apresentados até aqui já vêm agregando melhorias no atendimento à população.

A Dra. Carolina Vincenzo Schwerendt atua como responsável técnica na Unidade de Saúde de Utinga. Sua rotina consiste na dispensação e orientação sobre medicamentos, controle e administração de estoques, dispensação de pedidos internos para enfermagem, preenchimento de planilhas de controles para a assistência farmacêutica, acompanhamento da farmacoterapia dos pacientes com tuberculose tratados na unidade e participação no grupo de apoio à cessação do tabagismo.

Ela participou dos cinco primeiros módulos, sendo: introdução e metodologia no trabalho científico, aplicação do método clínico, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus (tipo 1 e 2) e dislipidemia e doença arterial coronariana.

“Todos os módulos foram muito completos. Os professores trouxeram informações atualizadas e mostraram muito domínio dos seus conteúdos, o que me deixou muito confortável para fazer questionamentos e expor casos que acontecem na nossa rotina da farmácia”, afirmou.

A farmacêutica conta que a principal mudança implementada desde que iniciou a capacitação foi em relação ao cuidado farmacêutico: “Olhando o paciente como um todo, sabendo conduzir a conversa para poder entender se a queixa do paciente tem relação a adesão, necessidade, efetividade e segurança relacionada aos medicamentos”.

Os professores que ministram os módulos também foram elogiados pela profissional. “Todos os professores são experientes, citaram casos clínicos que realmente acontecem no nosso dia a dia. Os conteúdos bem atualizados e passados de forma dinâmica. Cabe a nós absorver essas informações e colocá-las em prática. No final, todos saem ganhando pois, nós, farmacêuticos, vamos ganhando espaço em relação aos cuidados com o paciente. O paciente, por estar melhor orientado, adere ao tratamento e ganha qualidade de vida e saúde. Nossos colegas, enfermeiros e médicos também começam a perceber que o farmacêutico não precisa ficar ‘só’ cuidando de caixinhas de medicamentos”, finaliza.

Ministrante do módulo introdutório da capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS” em Santo André em novembro do ano passado, a Profa. Dra. Fátima Farhat também elogiou a equipe de farmacêuticos do município. “A equipe farmacêutica pareceu-me bastante engajada no propósito de implantação do serviço no município e os farmacêuticos que ocupam cargos de gestão da assistência farmacêutica estão também fazendo a capacitação oferecida pelo CRF-SP.

A coordenadora técnica da Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Dra. Claudia Baseio Papa, ressalta que a capacitação promovida em parceria com o CRF-SP conta com a participação de farmacêuticos de todos os núcleos de saúde, incluindo a básica, a mental especializada, urgência e emergência, hospitalar e infectologia, entre outros.

"Este processo formativo só está sendo possível em virtude da parceria firmada com o Conselho e será um marco no fortalecimento da Assistência Farmacêutica de Santo André. O curso Cuidado Farmacêutico no SUS apresenta grande qualidade e foi construído e idealizado com muito cuidado, tendo como diferencial o programa de tutoria ofertado. Através desta capacitação, iremos instrumentalizar e capacitar os farmacêuticos da rede municipal de saúde, criando as condições necessárias para a implantação e desenvolvimento do atendimento clínico do farmacêutico aos usuários”, afirma a coordenadora.

Para ela, o farmacêutico é um profissional que deve ter o seu papel definitivamente consolidado no SUS como promotor de cuidado e não somente dispensador de medicamentos. “Deve ficar claro para toda a comunidade que a prática clínica do farmacêutico qualifica a atenção integral aos usuários, reduz riscos e custos com os serviços de saúde, melhora os desfechos clínicos, potencializa ações realizadas pelos demais profissionais de saúde da equipe multidisciplinar e aplica na prática o real conceito do Uso Racional de Medicamentos. Enquanto coordenadora técnica da Assistência Farmacêutica, estou muito feliz em ter conseguido viabilizar esse momento para os farmacêuticos. São profissionais que merecem ter o seu trabalho reconhecido e valorizado pela luta e dedicação com que exercem suas atividades diariamente. ”

Didática elogiada

Didática e conteúdo de fácil assimilação dos módulos apresentados pelo Prof. Dr. Leonardo Régis foram elogiados pela equipe de farmacêuticos da Prefeitura de Mauá (Foto: Prefeitura de Mauá)Didática e conteúdo de fácil assimilação dos módulos apresentados pelo Prof. Dr. Leonardo Régis foram elogiados pela equipe de farmacêuticos da Prefeitura de Mauá (Foto: Prefeitura de Mauá)

Também situada no Grande ABC, a Prefeitura de Mauá deu início às capacitações dos farmacêuticos que atuam na rede pública de saúde em março. Na avaliação da gestora do Departamento de Assistência Farmacêutica municipal, Dra. Daniele Cestari Marino de Oliveira, desde a apresentação do módulo introdutório feita pelo Prof. Dr. Leonardo Régis, o conteúdo tem sido de fácil entendimento e aborda conceitos essenciais à profissão e às atividades da área farmacêutica, e vem ajudando na aplicação do método clínico.

“Nossa expectativa é que, com essa capacitação, os farmacêuticos adquiram conhecimentos e consigam visualizar a ampla atuação no serviço da Atenção Básica/Urgência e Emergência e Especializada, ressignificando, assim, a atuação deles, incluindo o serviço clínico às atividades logísticas e administrativas”, afirma a farmacêutica.

O feedback vem sendo muito positivo, relata a gestora. Segundo ela, os farmacêuticos elogiaram a didática do Prof. Dr. Leonardo, pois ‘já haviam assistido a aulas parecidas, porém, nenhuma com facilidade de entendimento’.

‘Resgate dos tempos da universidade’

Equipe de farmacêuticos de Rio Claro com a Profa. Dra. Fátima Farhat, que em junho ministrou a capacitação sobre Dislipidemia - risco cardiovascular, metas terapêuticas, estratégias terapêuticas e discussão de casos clínicos (Foto: Acervo pessoal)Equipe de farmacêuticos de Rio Claro com a Profa. Dra. Fátima Farhat, que em junho ministrou a capacitação sobre Dislipidemia - risco cardiovascular, metas terapêuticas, estratégias terapêuticas e discussão de casos clínicos (Foto: Acervo pessoal)

Primeiro município do interior que iniciou o cronograma de capacitações no primeiro semestre (o módulo introdutório foi ministrado em abril), Rio Claro já traça um plano de ação para dar início à aplicação do método clínico, como conta a chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Dra. Daniele Fernanda Fuess.

“Minha expectativa com a capacitação em parceria com o CRF-SP é de trazer a Rio Claro a introdução da consulta farmacêutica, começando com uma unidade piloto e avançando para todas as unidades. E, também, uma atualização dos profissionais envolvidos para um melhor serviço prestado aos nossos pacientes”, conta a profissional.

Segundo ela, os conceitos passados pelo Prof. Dr. Leonardo Régis foram de grande valia e enriqueceram o conhecimento dos profissionais. “Eles saíram muito satisfeitos do módulo, bem como do primeiro ministrado pela Prof. Dra. Amouni”, referindo-se à assessora farmacêutica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, que também é ministrante do projeto Capacitação Farmacêutico no SUS.

“Os farmacêuticos ficaram muito satisfeitos até o presente momento, mostraram-se surpresos com a dinâmica das aulas e com o conteúdo passado. Alguns até disseram que imaginavam ser só mais um curso e, durante as aulas, foram se surpreendendo e fazendo até um resgate de informações dos tempos da universidade”, relata a Dra. Daniele.


Entre em contate com o Casp!

Gestores municipais interessados podem contatar o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (11) 3067-1472 ou (11) 3067-1455

Clique aqui para mais informações

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.