Dia Mundial Sem Tabaco é um alerta à saúde. Farmacêutico pode contribuir para o tratamento de abandono do vício

 

São Paulo, 30 de maio de 2023.

O dia 31 de maio é o “Dia Mundial sem Tabaco”, uma data especial para alertar sobre os riscos à saúde associados ao hábito de fumar e sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A Dra. Maíra Rebouças Valença dos Santos, farmacêutica do programa de tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo e especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)., observa que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Parar de fumar se torna, nesse contexto, uma meta que muitos tentaram, não conseguiram ou estão à mercê de recaídas que podem levar todo o esforço por água abaixo.

Mas essa luta tem um importante aliado: o SUS oferece gratuitamente tratamento e uma ajuda preciosa ao fumante em todo o seu processo para abandonar o vício, incentivando mudanças de hábito, propondo um estilo de vida mais saudável, garantindo orientações de profissionais de saúde especializados e tratamento medicamentoso.

“A decisão de parar de fumar é um importante passo rumo ao objetivo do usuário e, como profissionais da saúde, sabemos que o tratamento apresenta excelentes resultados, principalmente com o suporte medicamentoso associado à terapia cognitivo-comportamental”, afirmou a Dra. Maíra.

Dra. Maíra Rebouças Valença dos Santos, farmacêutica do programa de tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São PauloDra. Maíra Rebouças Valença dos Santos, farmacêutica do programa de tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo
 

Assistência Farmacêutica

O farmacêutico possui um papel essencial no tratamento, que vai desde a programação de medicamentos, até o cuidado farmacêutico na unidade de saúde. O profissional participa de grupos multidisciplinares de tabagismo, realiza avaliação do teste de nicotina, coleta informações e oferece orientações quanto ao uso dos produtos prescritos no tratamento e sua correlação com outras substâncias, proporcionando o uso racional de medicamentos.

A Dra. Maíra afirma ser necessário entender o cotidiano do paciente e elaborar estratégias para substituição do ato de fumar como forma de enfrentar a crise de abstinência. “É importante entender que o tabagismo é uma dependência química, que o paciente pode apresentar lapsos, recaídas e a assistência farmacêutica tem um papel essencial em zelar pela disponibilidade e qualidade dos insumos, bem como o cuidado farmacêutico”, completou.

Para buscar atendimento, o paciente pode procurar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que articula a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco. Clique aqui para mais informações.

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias
 
 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.