Terceiro levantamento reafirma que antimicrobianos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos ainda estão longe das prateleiras

 


São Paulo, 3 de fevereiro de 2023.

Atualmente, o Brasil produz apenas 5% dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs) utilizados na fabricação de medicamentos, número bem inferior à produção interna na década de 80, que chegou a ser mais de 50%, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi). A dependência externa como de Índia e China é preocupante, já que qualquer crise nesses países pode inviabilizar determinados tratamentos no Brasil.

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) acaba de divulgar o terceiro levantamento sobre o desabastecimento nas farmácias. Realizado entre os dias 25/11/2022 e 16/01/2023, os resultados apontaram que 97,7% dos farmacêuticos (219) que responderam à pesquisa relataram que ainda sofrem com a falta de medicamentos.

Mais de 88% relataram a falta de antimicrobianos como amoxicilina, azitromicina, amoxicilina+clavulanato e cefalexina; na segunda colocação aparecem os mucolíticos (relatados por mais de 62%) como acetilcisteína, cloridrato de bromexina, carbocisteína e cloridrato de ambroxol. Na sequência, com mais de 60% de citações, estão os anti-histamínicos como dexclorfeniramina, cetirizina, loratadina e difenidramina e com 49% os analgésicos como ibuprofeno, dipirona e paracetamol. Outras classes de medicamentos em falta foram citadas por 55% dos farmacêuticos que participaram do levantamento.

Para Dr. Cristiano Ricardo, farmacêutico com atuação na área industrial, professor universitário e mestre em Farmácia, não há uma estratégia de política pública presente na Política Nacional de Medicamentos (PNM) como estratégia com olhar nas necessidades da população brasileira. “É preciso um Programa de Estado atrelado à Política Nacional de Medicamentos que envolva a produção de insumos escolhidos de forma estratégica e em escala crescente, estabelecendo parcerias com as universidades para aprimoramento do processo produtivo, aplicando fontes de energia sustentável para a produção, e com olhar para metodologias analíticas rápidas e de baixo custo, e preferencialmente harmonizadas com as principais farmacopeias. Parceria e incentivo a parceria de indústrias farmacêuticas, farmoquímicas e agroquímicas podem financiar pesquisas e geração de resultados, reduzindo consideravelmente o investimento financeiro do Estado e tudo só é possível em ação coordenada”.


Confira o levantamento na íntegra: https://crfsp.far.br/url/levantamento-medicamentos

 

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.