Presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, fala sobre a Gabapentina ao UOL

 

São Paulo, 13 de outubro de 2022

Nesta semana o portal de notícias Uol está abordando em sua coluna ‘QUAL É O REMÉDIO – Um guia dos principais medicamentos que você usa a Gabapentina. Trata-se de um medicamento classificado como anticonvulsivante. Inicialmente ele era utilizado como relaxante muscular e antiespasmódico e, posteriormente, se verificou seu potencial efeito protetor contra as convulsões.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, participou da edição e abordou como o medicamento age no corpo do paciente.

"Após tomar a gabapetina, a absorção se dá por meio de transportadores de compostos (transportadores de aminoácidos) existentes no intestino, que distribuem o medicamento por todos os tecidos. Como o remédio não é metabolizado, após cumprir sua função, ele será completamente eliminado por meio da urina.

Até o momento não foi esclarecido totalmente o mecanismo de ação da gabapentina, mas sabe-se que ela é capaz de agir no SNC (Sistema Nervoso Central), inibindo a liberação de neurotransmissores excitantes responsáveis pelas crises de convulsão e dores neuropáticas. A explicação é do farmacêutico e farmacologista Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP", aponta o texto jornalístico.

Clique aqui e leia na íntegra. 

Monica Neri (Fonte: UOL)

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.