CRF-SP participa do lançamento da Campanha Sinal Vermelho em São Bernardo do Campo

São Paulo, 5 de abril de 2022

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, participou do lançamento oficial da campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica em São Bernardo do Campo na última segunda-feira, 4 de abril, na sede da Associação Comercial e Industrial do município, a Acisbec.

O evento também contou com a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, a primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, o presidente da Acisbec, Valter Moura, e a presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), Vanessa Mateus e a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait.

Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) e Dra. Vanessa Mateus (presidente da Apamagis) Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) e Dra. Vanessa Mateus (presidente da Apamagis)

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica é realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo Conselho Nacional de Justiça e conta com o apoio do CRF-SP desde junho de 2020 e foi criada no contexto da pandemia, quando se observou crescimento dos índices de violência contra a mulher.

Na prática, a campanha consiste na apresentação da letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, que funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher procure a polícia para identificar o agressor.

Em São Bernardo, o lançamento da campanha ocorreu por meio de um termo de adesão à Campanha assinado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, pela Acisbec, AMB e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Uma das particularidades da campanha assinada é que, além das farmácias, o comércio do município também receberá a denúncia das vítimas de violência doméstica.

Dra. Danyelle reforçou a importância da campanha e da expansão para o comércio. “A campanha tende a ajudar mulheres que estão em vulnerabilidade e estão enfrentando relacionamentos abusivos e que, muitas vezes, chegam de fato até a perder as suas vidas. Então é um retorno para sociedade que já foi um sucesso com as farmácias e continuará sendo agora com essa força-tarefa dos comércios”, apontou.

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!