Farmacêutica assume Vigilância em Saúde e município atinge 90% da população vacinada contra a covid-19

Dra. Margareth Ferreira Cunha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Mogi das CruzesDra. Margareth Ferreira Cunha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Mogi das CruzesSão Paulo, 10 de dezembro de 2021.

Com aproximadamente 90% da população com pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 garantida e contanto com mutirões em toda cidade, a farmacêutica Dra. Margareth Ferreira Cunha, que assumiu a diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde, do município de Mogi das Cruzes, em março de 2021, faz a avaliação do trabalho realizado no período de pandemia.

Dra. Margareth coordena as divisões de vigilância epidemiológica, sanitária, alimentos, medicamentos, produtos, serviços e Centro de Zoonoses. Na sua avaliação, o desafio de assumir o importante cargo no auge da pandemia da covid-19 e no início da campanha de vacinação, foi enorme, e promover o rápido acesso foi uma das medidas mais difíceis, pois havia escassez de matérias-primas e de vacinas.

“A primeira decisão foi a criação do chamado ‘Núcleo Covid’, que concentrou todas as informações referentes à pandemia, disponibilizando em tempo real os números de vacinados, positivados, curados, internados. A iniciativa facilitou o acesso às informações e tomadas de decisões”, explicou.

Paralelamente à vacinação, a equipe da Dra. Margareth promoveu ações da vigilância sanitária no controle de aglomerações, fiscalizações e orientações referentes aos protocolos sanitários (uso de mascaras, álcool em gel, etc). A diretora considera que o trabalho foi positivo.Dra. Margareth Ferreira Cunha e sua equipe do Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das CruzesDra. Margareth Ferreira Cunha e sua equipe do Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes

“Com aproximadamente 90% da população vacinada, fico feliz ao ver as crianças retornando para as escolas, o comercio aberto, leitos reservados para doentes de covid sendo desativados, cirurgias eletivas voltando a acontecer e a ocupação hospitalar em torno de 2% para UTI e 1% para enfermaria”, enumerou.

Para a diretora, sua expectativa é que sua administração consiga promover o acesso a uma saúde de qualidade, mostrar sua capacidade técnica e de gestão e que isso seja visto como um incentivo para que outros prefeitos valorizem o Farmacêutico como gestor de saúde.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.