Debates irão refletir sobre o papel da universidade em iniciativas de novos negócios

 

Debates irão refletir sobre o papel da universidade em iniciativas de novos negóciosDebates irão refletir sobre o papel da universidade em iniciativas de novos negóciosSão Paulo, 17 de setembro de 2021

Os cursos de farmácia não podem ficar à margem do empreendedorismo e inovação, por isso, no eixo de tecnologia e inovação farmacêutica do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, um importante debate irá refletir sobre o papel da universidade nas iniciativas de implementação de novos negócios durante a mesa-redonda “Educação Empreendedora nos cursos de Farmácia: desafios e futuro” está programada para o dia 13 de novembro, às 8h.

Um dos debatedores, Dr. Carlos Tagliati, professor de toxicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entende que apesar da demanda por conhecimentos e habilidades específicos para a área, os egressos dos cursos de Farmácia no Brasil têm formação deficiente. “Nesse cenário, iremos mostrar a necessidade de formação, assim como abordaremos também conceitos de liderança e inovação, que são preponderantes para que o farmacêutico formado por uma universidade brasileira seja um profissional que possa atender a demanda mercadológica”, ressaltou.

Para o Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), um sistema de inovação universitária passa por uma ação integrada entre empresas, universidades, institutos de pesquisa, escritórios de transferência de tecnologia e agentes financiadores públicos e privados. Em sua apresentação será exemplificado como funcionam as universidades empreendedoras nos Estados Unidos e no Brasil, ações voltadas para o fomento à cultura empreendedora e de inovação, os desafios para empreender e inovar e as tendências em empreendedorismo e inovação universitária.

“Neste contexto, há a necessidade de refletirmos sobre o cenário de inovação no Brasil; compreendermos o que é inovação e os seus tipos; explorar o papel das universidades e das empresas em depósitos de patentes e no número de licenciamentos de patentes”, comentou.

Startups: do sonho à realidade

Dr. Granjeiro também será atração do eixo “Relacionamento com a Sociedade”, na palestra “Startups: do sonho à realidade”, atividade programada para o dia 12 de novembro, a partir das 14h30. O especialista irá abordar a definição e diferenciação entre startup e spin off acadêmica, contextualizando o cenário no Brasil.

Além disso o palestrante irá apresentar exemplos de polos de excelência e os principais hubs de inovação; diferença entre incubadora e programas de pré-aceleração; panorama dos programas de pré-aceleração no Brasil e modelos internacionais; ferramentas necessárias para empreender; diferença entre o Canvas de modelo de negócios e plano de negócios; design thinking; mapa de empatia; exemplos de startups na área de ciências farmacêuticas; e a importância da academia na geração de profissionais empreendedores.

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.