Melhor trabalho científico do XXI Congresso será premiado com edição limitada da Farmacopeia Brasileira

 

*atualizado em 9/09. 

São Paulo, 2 de setembro de 2021.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF) irá premiar o melhor trabalho científico inscrito no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo com um exemplar numerado e limitado da Farmacopeia Brasileira. A seleção será entre todas as seis áreas concorrentes, além disso, ACFB/ANF, também concederá certificados de reconhecimento ao mérito a todos os trabalhos vencedores em suas respectivas categorias (sete no total, seis áreas e um relato de experiência).

O prazo de envio dos trabalhos e dos relatos de experiência encerra-se no próximo dia 15/09 e é preciso estar inscrito no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo que acontece totalmente on-line de 10 a 13 de novembro.

Para Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, vice-presidente da ACFB/ANF, a premiação com esta obra, além da importância histórica, representa valores fundamentais ao sucesso profissional nos tempos atuais, dos quais pode-se destacar: (1) cooperação, simbolizada pelo apoio dos autores da Farmacopeia Paulista – publicada em 1917 - que cederam seus direitos a favor da iniciativa de construir um Compêndio Nacional; (2) rigor e capacitação técnica, traduzidos nas linhas pautadas por Rodolpho Albino, que aproximam o conteúdo do Código Brasileiro àqueles presentes nos mais importantes compêndios internacionais de sua época; e empreendedorismo, afinal a iniciativa e empenho do ilustre farmacêutico levou a termo um anseio de quase 100 anos de expectativa da classe farmacêutica brasileira.

Responsável pelo projeto de preservação da Memória das Ciências Farmacêuticas no Brasil, Dr. Acácio ressalta que um dos pilares envolve um selo editorial que tem como uma de suas missões o resgate e divulgação de obras de relevância histórica na área.

“O editor principal é o Acadêmico Prof. Dr. Pedro Gonçalves de Oliveira e o primeiro fruto desse trabalho foi a edição especial do primeiro código nacional farmacêutico. A obra, inédita em sua forma de organização, reúne versões fac-similares da primeira Farmacopeia Brasileira – Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil - redigida pelo farmacêutico Rodolpho Albino Dias da Silva e tornada oficial em 1926, e de seus três suplementos, originalmente publicados em Diário Oficial da União e, posteriormente, em fascículos editados pela Gazeta da Farmácia. Referências de grande valor histórico reunidas em um único volume com acabamento nobre”.

Ele destaca ainda que esta edição limitada e com exemplares numerados foi realizada graças ao apoio da Biolab Farmacêutica, Eye Pharma, Farmoterápica, Hypofarma, RD - RaiaDrogasil e da TRB Pharma. “Esperamos que esta premiação seja motivo de orgulho e inspiração ao farmacêutico ou farmacêutica com ela agraciado”, finaliza o Dr. Acácio.

 

Confira as regras para inscrição: https://congresso.crfsp.org.br/trabalhos 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.