Como elaborar o mapeamento térmico de rotas será um dos destaques do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo 

 

 

São Paulo, 2 de setembro de 2021.

Os participantes de um dos maiores eventos que envolvem diversas áreas da Farmácia, o XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, terão a oportunidade de acompanhar atividades na área de Logística Farmacêutica. Entre elas, o painel “Mapeamento de rotas, como fazer, exemplos e tendências no transporte de medicamentos”.

O painel, que acontece dia 12/11 às 13h30, será apresentado pela Dra. Liana Montemor, diretora técnica e estratégica em Cold Chain do Grupo Polar e pelo Dr. Lucas Cimonari, farmacêutico com 13 anos de experiência, especialista em cadeia do frio e qualificação de transporte.

Dra. Liana destaca que a palestra sobre o mapeamento térmico de rotas irá, além de definir o conceito do estudo, auxiliar na escolha dos parâmetros a serem utilizados, mencionando os guias técnicos que suportam o racional. “A RDC 430 é um marco regulatório com uma série de novos requisitos a serem implementados, principalmente no que diz respeito ao controle e monitoramento de temperatura e umidade de medicamentos considerados atualmente como carga seca (15 a 30°C)”.

Ela chama a atenção também para o papel do farmacêutico. “É uma fase de enormes desafios. As mudanças operacionais e o impacto financeiro são barreiras transponíveis, mas para isso, há de se estudar a melhor estratégia, com inteligência logística para que as aplicações sejam congruentes aos requisitos regulatórios exigidos e aos elos da cadeia de distribuição. Meu objetivo com essa palestra é ajudar os profissionais no primeiro passo de adequação ao Artigo 64”.

Já Dr. Lucas ressalta que irá trabalhar no suplemento 14 do anexo 9 da edição nº 961 da OMS Transport Route Profiling Qualification e abordar como realizar um mapeamento térmico de rotas da maneira que traz esse guia. “Além disso, vou trazer conceitos básicos sobre a técnica de agrupamento para definir o plano amostral para o monitoramento térmico.

Questionado sobre como está o mercado para o farmacêutico nessa área, Dr. Lucas enfatiza que é o melhor momento de entrada das últimas duas décadas, tanto para o profissional que queira atuar como responsável técnico como prestador de serviço. “É o momento em que a cultura da qualidade começa a se tornar presente de forma transversal, ou seja, do estagiário ao presidente da empresa, da micro a grande indústria, a linguagem deve ser a mesma a partir de agora.

Ele ainda completa “a possibilidade do farmacêutico adquirir conhecimento é a mais propícia para o momento. Capacidade analítica, raciocínio crítico e para a atividade para enfrentar o novo são hoje as principais características que um profissional precisa ter para atuar nesse mercado”, finaliza.

 

XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo

Com o tema “O mercado se transforma e os melhores profissionais se reinventam”, o Congresso on-line, acontece de 10 a 13 de novembro, paralelamente ao XIII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar, conta com mais de 200 atividades, 300 ministrantes nacionais e internacionais e 290 horas de programação nas mais diversas áreas da Farmácia.

As atividades abrangem as áreas de Análises Clínicas e Toxicológicas, Educação Farmacêutica, Farmácia Clínica e Cuidado ao Idoso, Farmácia: Gestão e serviços farmacêuticos, Farmácia Estética e Cosmetologia, Farmácia Hospitalar e Radiofarmácia, Farmácia magistral, Indústria Farmacêutica, Logística Farmacêutica, Osmologia (óleos essenciais), Pesquisa Clínica, Práticas Integrativas e Complementares, Relacionamento com a sociedade, Suplementos alimentares e alimentos especiais, Saúde Pública, Tecnologia e inovação farmacêutica, Uso racional de antibióticos e Infectologia.

O Congresso também está aberto à submissão dos trabalhos científicos e, repetindo o sucesso da edição anterior, contará com a modalidade “Relatos de Experiências”, um formato que abrigará as experiências profissionais que merecem serem registradas para conhecimento dos demais profissionais da área.

Durante o Congresso, também acontece mais uma edição da Expofar, feira de exposição e negócios, que reúne uma série de empresas com lançamentos e inovações em produtos e serviços farmacêuticos, será também em ambiente virtual, com estandes e 100% de interatividade.

Acesse a programação e faça sua inscrição



Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.