Secretária-geral do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, fala sobre o medicamento Efedrina ao Portal UOL

 


São Paulo, 18 de agosto de 2021

O Portal UOL publicou nesta terça-feira, 17/8, uma reportagem sobre o medicamento Efedrina. Trata-se de um estimulante adrenérgico utilizado para combater a hipotensão, que é mais comumente utilizada em ambiente hospitalar, sob a forma de solução injetável.

O texto jornalístico intitulado ‘Efedrina é usada no combate da pressão baixa em emergências’ contou com a participação da secretária-geral do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, que observou em quais situações o medicamento pode ser usado.

Segundo ela, “a efedrina já foi utilizada no passado como descongestionante nasal e broncodilatador. Porém, esses usos terapêuticos se tornaram mais restritos, seja pelo aparecimento de novos medicamentos, seja por seu perfil de segurança. Atualmente, a efedrina geralmente é utilizada em hospitais para a prevenção e o tratamento da pressão baixa, especialmente quando ela se relaciona a anestesias (intratecal, epidural e geral). Além disso, ela pode ser útil em quadros de choque, que se caracteriza pela queda abrupta da pressão.”

A matéria destaca ainda o funcionamento, apresentações, vantagens e desvantagens do uso, contraindicações, efeitos colaterais, interações medicamentosas, interações com exames laboratoriais, entre outros aspectos do fármaco.

O CRF-SP recomenda que população sempre busque orientação com farmacêutico para utilizar medicamentos.

Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IA8jYcNbkSIKDzHHFAuVbd

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.