Em Botucatu, farmacêuticos participam da aplicação da segunda dose da vacina

 

Um dos locais de aplicação foi o ginásio municipal Governador Mario Covas Um dos locais de aplicação foi o ginásio municipal Governador Mario Covas

São Paulo, 10 de agosto de 2021.

Assim como em maio, farmacêuticos do município de Botucatu e região participaram da vacinação em massa na cidade no último domingo, 8/08, em que foi aplicada a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, ação que faz parte do projeto de efetividade do estudo do imunizante.

O objetivo do projeto é analisar a efetividade do imunizante e monitorar eventuais efeitos adversos. Além da vacinação, a pesquisa prevê testagem da população e sequenciamento genético do vírus. A previsão é de que o estudo dure oito meses.

Ao todo, 61.741 botucatuenses receberam a 2ª dose durante a campanha realizada em 49 locais de Botucatu, entre escolas e ginásios, que foram transformados em postos de vacinação. Em um colégio, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez a abertura oficial da ação com a aplicação da vacina em uma dona de casa.

A imunização em massa da população tem apresentado efeitos positivos em Botucatu. Segundo o Ministério da Saúde, após a aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o número de casos de covid-19 no município caiu 80% e o número de internações pela doença, 86,7%.

 

Os farmacêuticos Dr. Dario de Oliveira, Dra. Edivirges Desen Henrique e Dra. Joyce Padovan participaram da vacinação em massa em Botucatu Os farmacêuticos Dr. Dario de Oliveira, Dra. Edivirges Desen Henrique e Dra. Joyce Padovan participaram da vacinação em massa em Botucatu

Participação dos farmacêuticos

A Dra. Joyce Fernanda Padovan, farmacêutica no Núcleo de Assistência farmacêutica de Itatinga foi uma das vacinadoras e destaca que profissionalmente foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora poder trabalhar com diversos profissionais de diversas áreas da saúde, compartilhando conhecimentos e experiências. “É muito bom ver que o farmacêutico vem conquistando seu espaço, pois é uma profissão que permite muitas possibilidades de atuação. O que mais me marcou foi ver em cada olhar emocionado a esperança de dias melhores. Ver o amor e o cuidado dos filhos com seus pais e de seus pais com seus filhos”.

Ela chama a atenção para um momento importante. “Uma cena que me marcou foi de uma garotinha de 7 anos que estava acompanhando seu pai, ela disse que quer muito poder tomar a vacina porque não quer ficar doente de coronavírus. Cenas como essa aquecem nossos corações ao notarmos que uma garota de apenas 7 anos já tem consciência da importância da vacina, do autocuidado e do cuidado coletivo”, destacou a Dra. Joyce.

 

Dra. Joyce Fernanda Padovan, farmacêutica do Núcleo de Assistência Farmacêutica de Itatinga Dra. Joyce Fernanda Padovan, farmacêutica do Núcleo de Assistência Farmacêutica de Itatinga

Com atuação em drogaria, Dr. Dario Clayton Augusto de Oliveira não esteve na primeira etapa, mas após ter realizado um curso de vacinação se sentiu mais seguro para ajudar nesse momento tão importante na história de Botucatu. “A experiência da vacinação em massa é um mix de emoções, nervosismo, felicidade, empatia e muita gratidão são sentimentos que estavam presentes nesse dia. É difícil separar um momento ou outro como o mais marcante, afinal, cada cidadão vacinado nos preenche de alguma maneira, com um sorriso, uma lágrima ou um agradecimento pelo nosso trabalho”, ressaltou.

Para a Dra. Edivirges Genoveva Desen Henrique, supervisora farmacêutica da Secretaria da Saúde de Botucatu, o momento foi inesquecível. "Praticando o que aprendi cuidando, exercendo a profissão a cada vacina que apliquei ou a cada vacina que aspirei para outro colega aplicar, ver em cada rosto o olhar a felicidade de estar sendo vacinado, querendo registrar o momento para eternizar. Outra situação emocionante foi quando vacinamos os moradores de rua que estavam abrigados no ginásio Mario Covas e vimos a esperança em cada olhar", ressalta a Dra. Edivirges. 

Dra. Edivirges Genoveva Desen Henrique, Supervisora Farmacêutica  na Secretaria da Saúde de BotucatuDra. Edivirges Genoveva Desen Henrique, Supervisora Farmacêutica na Secretaria da Saúde de Botucatu

A farmacêutica Dra. Alana Gander Mota Almeida, responsável pelo laboratório de manipulação de cápsulas em uma farmácia, destaca a experiência como maravilhosa. “Estamos cada vez mais sendo reconhecidos, foi muito gratificante participar desse evento histórico de Botucatu, e também mostrar a importância da nossa profissão. Ficamos lá firmes e fortes das 7h às 18h vacinando toda a população, não paramos um minuto”. Perguntada sobre um momento que a marcou, ela foi enfática e citou dois. “O que me marcou foi aspirar a primeira dose(1/2 ml), nunca vou esquecer e, aspirar a última, do último frasco. No final do dia eu estava exausta, mas na última aspiração tive o sentimento de dever cumprido, de ajudar o próximo, que é o meu propósito desde a faculdade”.

Dra. Alana Gander Mota Almeida, atua em farmácia de manipulação e homeopatiaDra. Alana Gander Mota Almeida, atua em farmácia de manipulação e homeopatia

 

Thais Noronha (com informações Agência Brasil e Portal Prefeitura de Botucatu)

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IA8jYcNbkSIKDzHHFAuVbd 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.