Vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, fala sobre Hidrocortisona ao Portal Uol

 

São Paulo, 4 de agosto de 2021

O portal UOL publicou na última terça-feira, 4/8, uma reportagem sobre a hidrocortisona, um medicamento da classe dos corticosteroides (corticoides), que tem como suas principais indicações o controle de inflamações e alterações do sistema imunológico e que deve ser usada com critério entre idosos e crianças, dados seus potenciais efeitos colaterais.

Intitulado 'Hidrocortisona: corticoide trata vários tipos de doença, inclusive câncer', o texto abordou diversos aspetos da molécula, como indicações, riscos da automedicação, vantagens e desvantagens do uso, contraindicações, entre outros aspectos, como a interação com alimentos, que foi citada pelo vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow.

"Grande parte das pessoas que necessitam usar esse medicamento são pessoas que têm doenças crônicas para as quais é contraindicado o consumo de álcool. E mesmo que, no seu caso, o tratamento seja de curto prazo, sugere-se evitar esse tipo de bebida, porque ela poderia sobrecarregar o fígado e ainda potencializar o risco de tonturas.

Por outro lado, algumas modificações na dieta podem ser sugeridas, como a redução da ingesta de sódio, sal, e maior consumo de potássio e proteínas. De acordo com Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP, a razão para isso é que o uso de altas doses de hidrocortisona pode levar à alta concentração de sódio no sangue, à retenção de líquidos —e consequente aumento da pressão arterial— além de baixos níveis de potássio."

 

Clique aqui para acessar a reportagem.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações do UOL)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IA8jYcNbkSIKDzHHFAuVbd

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.