CRF-SP e CVS discutem ações conjuntas contra uso indiscriminado de medicamentos sem base científica para covid-19

CRF-SP e CVS discutem ações conjuntas contra uso indiscriminado de medicamentos sem base científica para covid-19CRF-SP e CVS discutem ações conjuntas contra uso indiscriminado de medicamentos sem base científica para covid-19São Paulo 25 de maio de 2021.

Representantes do CRF-SP e do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (24/5), em conferência via internet, para debater sobre a preocupante escalada do uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da covid-19, o chamado kit covid. A aproximação das entidades favorecerá a realização de ações para o controle do uso desses medicamentos.

Durante o encontro, os especialistas avaliaram um levantamento realizado pelo CFF e a consultoria IQVIA (clique aqui) que apresenta dados sobre o aumento expressivo na venda de medicamentos como a hidroxicloroquina e ivermectina. Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP analisou o cenário e demonstrou a preocupação da entidade com o consumo indiscriminado desses medicamentos e com os efeitos nocivos que podem ser gerados para saúde da população por essa prática. O farmacêutico entende ser necessária uma ação conjunta, que envolva diversas entidades de saúde e que reforce a mensagem do uso racional de medicamentos, além de coibir a venda indiscriminada. “Infelizmente há uma pressão para a dispensação desses medicamentos. Precisamos fazer algo, sob o risco de não conseguirmos mais recuperar a nossa bandeira do uso racional de medicamentos”, ponderou.

Dra. Fernanda Voos, gestora do Núcleo de Farmacovigilância e Tecnovigilância da CVS concordou e lamentou que o kit covid continue sendo prescrito, citou ainda uma matéria publicada pelo jornal Estadão, em março, que atribui a esses medicamentos sérios riscos de efeitos colaterais, que médicos relataram hepatite causada pelos remédios, que levou pacientes à fila do transplante de fígado em São Paulo e até mortes (clique aqui). “Esses medicamentos continuam sendo usados sem comprovação científica, e temos uma preocupação com os abusos que estão sendo cometidos”, comentou.

Participaram ainda do debate, por parte do CVS, a Dra. Isabel de Lelis, diretora técnica da Diretoria de Produtos Relacionados à Saúde (Ditep); Dra. Rita Bacoccini, diretora interina do Grupo Técnico de Medicamentos; Dra. Maria de Lourdes de Viude, médica da Farmacovigilância; e Dra. Silvana Espósito, farmacêutica da Farmacovigilância. Por parte do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dra. Luciana Canetto, secretária-geral; Dra. Simone Lisot, superintendente; Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral.

Novos encontros serão realizados para a promoção de ações conjuntas. Continuem acompanhado as novidades no Portal do CRF-SP e redes sociais.


Carlos Nascimento
Departamento de comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/Lh1omX8n9ApKD9fZGJaOax

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.