Confira municípios que informaram ao CRF-SP que estão ou irão imunizar farmacêuticos nos próximos dias

São Paulo, 13 de maio de 2021

Em mais uma ação do CRF-SP para solicitar a vacinação imediata de farmacêuticos em todos os municípios de São Paulo, foram encaminhados na última semana ofícios direcionados aos municípios paulistas que estavam programados para receber 1.575.325 doses de vacinas contra a covid-19, das quais uma parte estaria destinada a profissionais da saúde. Confira a lista aqui.

Desses, oito municípios responderam até esta data ao ofício informando que já vacinaram ou irão vacinar os farmacêuticos com as doses recebidas. São eles: Divinolândia, Barra do Turvo, Vargem Grande do Sul, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Pires, Votuporanga e Brodoswki.

No documento, assinado pelo presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, a entidade destaca aos responsáveis pela imunização nos municípios, como secretários da saúde e prefeitos, que as farmácias e drogarias, tanto públicas quanto privadas, são conceituadas como estabelecimentos de saúde pela Lei Federal nº 13.021/2014, e neste aspecto, desde o início da pandemia, mantiveram suas portas abertas, prestando todo o atendimento à população:

  • Os farmacêuticos mantiveram seus atendimentos e orientações aos pacientes diariamente nesses locais, mesmo para aqueles com recém-diagnóstico de covid-19, isto é, há um contato direto destes profissionais com a doença;
  • Os farmacêuticos realizaram e realizam exames de covid-19 nas farmácias para ampliar o acesso e desafogar o sistema de saúde, inclusive com a coleta de amostra do trato respiratório superior por meio de swab;
  • Também há farmacêuticos atuando na saúde pública, nos hospitais, nos laboratórios de análises clínicas e em diversas outras áreas que os colocam em contato direto com pacientes.

O ofício também aponta que com a falta de disponibilização de vacinas para o farmacêutico e sua equipe, esses profissionais não estão devidamente protegidos e dessa forma, as farmácias como serviços essenciais, poderão contribuir ainda mais com a disseminação da doença, se tornando um polo de contaminação para a população em geral e que, por isso, se faz necessária a imediata disponibilização de doses de vacina contra covid-19 aos farmacêuticos, incluindo os que trabalham em farmácias e drogarias, públicas ou privadas, de acordo com Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19.

Também foi disponibilizado a possibilidade de o CRF-SP fornecer a relação de farmacêuticos, se solicitado formalmente (em cumprimento a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), por se tratar de uma política pública, nos termos do artigo 7º, inciso III, da Lei 13.709/2018.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/Lh1omX8n9ApKD9fZGJaOax

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.