CRF-SP realiza evento no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos com participação do Dr. Drauzio Varella

São Paulo, 6 de maio de 2021

No Dia do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio, o CRF-SP realizou um webinar com a participação do médico Dr. Drauzio Varella, que debateu sobre o uso de medicamentos em tempos de covid-19. Se você perdeu, assista pelo YouTube, clicando em: https://youtu.be/1kdc4HkQGe8

Dr. Drauzio Verella valorizou o trabalho do farmacêutico na orientação do uso correto de medicamentos e no seu incansável papel durante a pandemia em prol da saúde da população.

“Quando a gente prescreve os medicamentos, mudamos a rotina de um paciente. E isso gera uma série de dúvidas que precisa ser orientada. E quem é o profissional que faz bem esse papel? O farmacêutico. Além disso, quando um paciente compra um medicamento que não precisa de prescrição médica, ele também pergunta ao farmacêutico. Ninguém vai ligar para o médico e perguntar sobre o efeito de uma dipirona, por exemplo, ele pergunta para o farmacêutico. Ele é esse profissional essencial para dispensação”, afirmou

Dr. Drazio VarellaDr. Drazio Varella

Participaram do evento a diretoria do CRF-SP e os conselheiros federais por São Paulo: Dr. Marcos Machado (presidente), Dr. Marcelo Polacow (vice-presidente), Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira), Dra. Luciana Canetto (secretária-geral), Dr. Antonio Geraldo dos Santos (conselheiro federal) e Dr. Leoberto Tavares (conselheiro federal suplente).

Dr. Marcos falou que o CRF-SP sempre se preocupou com a questão do uso racional de medicamentos. “Há décadas temos a política de sair em defesa do uso racional e nesse momento que estamos vivendo no Brasil, com problemas ligados à fakenews e indicações de medicamentos sem comprovação cientifica, é essencial falar desse uso assunto”.

O vice-presidente do Conselho, Dr. Marcelo, detalhou as ações do Conselho na defesa do uso racional de medicamentos, como cursos com o tema disponíveis na Academia Virtual de Farmácia, fascículos da série “Farmácia Estabelecime nto de Saúde”, folderes de educação à saúde voltado à população, Semana da Assistência farmacêutica (SAF), entre outras.

Dr. Marcos Machado, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Luciana Canetto, Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dra. Danyelle Marini e Dr. Leoberto Costa TavaresDr. Marcos Machado, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Luciana Canetto, Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dra. Danyelle Marini e Dr. Leoberto Costa Tavares

Dra. Danyelle Marini falou do aumento da venda de medicamentos na pandemia de covid-19, de acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, a ivermectina (857%), hidroxicloroquina (126%), vitamina D (100%) e azitromicina (71%).

Dra. Luciana lembrou que a automedicação é tão grave que no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso de medicamento. “Esse tema é desafiador para o farmacêutico, principalmente nesse contexto da pandemia, e é preciso cada vez mais assumir esse protagonismo no uso racional de medicamentos, de ver qual é a relação risco x benefício”, destacou.

Outra participante da noite foi a Dra. Janaina Miranda, representante da DPSP, que esteve presente no bate-papo com a diretoria e o médico Drauzio Varella.

Dr. Marcos Machado, Dr. Drauzio Varella, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Janaina Miranda, Dra. Danyelle Marini e Dra. Luciana CanettoDr. Marcos Machado, Dr. Drauzio Varella, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Janaina Miranda, Dra. Danyelle Marini e Dra. Luciana Canetto

Lançamento do hotsite do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo

Para finalizar o evento com chave de ouro, foi realizado o lançamento do hotsite do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorrerá de 10 a 13 de novembro, com a participação da presidente do Congresso, Dra. Patricia Moriel, e da coordenadora da Comissão Executiva do evento, Dra. Raquel Rizzi.

O evento terá uma programação científica dividida em 16 áreas, com mais de 200 atividades; mais de 300 ministrantes e mais de 290 horas de programação. Também foi lançado o XIII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, que ocorrerá dentro do Congresso, com 20 convidados internacionais e uma sala exclusiva para essas atividades.

As inscrições também foram abertas e podem ser realizadas por meio do próprio hotsite com valores especiais a partir de R$50 para acadêmicos e alunos de pós-graduação e residência e de R$100 para farmacêuticos inscritos no CRF-SP; farmacêuticos de outros estados e outros profissionais também podem se inscrever no Congresso com valores bem atrativos.

Participe. Conheça o hotsite e faça sua inscrição! Reinvente-se, atualize-se e conecte-se a maior rede profissional onde se encontrarão os maiores e mais inovadores farmacêuticos, para uma grande troca de experiências e conhecimentos nas principais áreas da Farmácia: https://congresso.crfsp.org.br/.

Dr. Marcos Machado, Dra. Luciana Canetto, Dra. Danyelle Marini, Dra. Raquel Rizzi e Dra. Patricia MorielDr. Marcos Machado, Dra. Luciana Canetto, Dra. Danyelle Marini, Dra. Raquel Rizzi e Dra. Patricia Moriel

Ao final do evento, foi realizado um sorteio com os participantes para inscrições gratuitas no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. Confira o nome dos contemplados:

Tainá da Silva Pessoa

Leila de Araújo Barbosa

Natália Petreca Cortez da Silva

Pedro Henrique Daibert Garcia

Josiane de Assis Silva

Gabriel Guimarães Bonfadini

Luciana Mitie Kawai

Cinria Maria da Silva Albuquerque

Jaqueline Jesus Felix Leite

Alan Rodrigues da Silva

Obs.: O CRF-SP entrará em contato com os contemplados

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.