CRF-SP mantém mobilização para vacinação do farmacêutico contra a covid-19 no grupo prioritário no Estado de São Paulo

São Paulo, 29 de janeiro de 2021

O CRF-SP tem atuado incansavelmente para que o direito do farmacêutico de ser vacinado contra a covid-19 no grupo prioritário se faça valer em todos os municípios do Estado de São Paulo. Mas as ações em relação à imunização do farmacêutico nas mais diversas campanhas se iniciaram antes mesmo do surgimento do Sars-Cov-2, quando o Conselho, para preservar o direito do profissional, ingressou em 2016 com uma Ação Civil Pública contra a União, pedindo para que ele fosse inserido no grupo prioritário do programa de vacinação contra o H1N1, em caráter de urgência, visto diversos relatos sobre a dificuldade para receber a dose do imunizante.

Em decorrência dessa ação, o Ministério da Saúde emitiu a Nota informativa 121/2016, na qual reconheceu que o farmacêutico está enquadrado no grupo prioritário a ser imunizado contra o vírus da Influenza. Clique aqui para mais informações.

Em 2018, para que os profissionais não tivessem dificuldades em se vacinar novamente, o CRF-SP se antecipou e oficiou o Ministério da Saúde (clique aqui para ver) e em decorrência dessa solicitação, o Ministério emitiu a Nota Informativa nº 103/2018, reforçando que o farmacêutico está no grupo prioritário daquela vacina. Clique aqui para ver a nota do MS.

O mesmo ocorreu na campanha da Influenza já durante a pandemia do novo coronavírus, quando, em março de 2020, o Conselho oficiou novamente o Ministério. Em resposta, recebeu novo ofício reforçando o fornecimento da vacina influenza aos farmacêuticos, como parte do grupo de trabalhadores da saúde e informando que o documento foi encaminhado às Coordenações Estaduais de Imunizações naquele momento. Clique aqui para acessar o ofício.

E não diferente e, ainda com mais entusiasmo, o CRF-SP iniciou sua mobilização para vacinação contra a covid-19 em farmacêuticos antes mesmo da aplicação da primeira vacina no país. Após solicitar reuniões com os principais líderes do Governo, em 13 de janeiro deste ano, a Diretoria do CRF-SP, representada pelo Dr. Marcos Machado e Dr. Marcelo Polacow, foi recebida no Palácio dos Bandeirantes pelo Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque Malufe e pelo Chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi, para discutir como o CRF-SP, os farmacêuticos e as farmácias podem contribuir com a vacinação contra a covid-19, além de solicitar a inclusão dos farmacêuticos no primeiro grupo a ser vacinado no Estado. Durante a reunião foi entregue o ofício nº 34/2021 com a formalização do requerimento (clique aqui para acessar o documento).

Vale destacar que na 1ª edição do Plano Nacional de Imunização contra covid-19 (clique aqui para acessar), o farmacêutico foi enquadrado no grupo prioritário, conforme pode ser observado nas páginas 22 e 89.

O enquadramento do profissional no grupo prioritário foi mantido na 2ª edição do Plano Nacional de Imunização contra covid-19, publicada em 22/01/2021 (disponível aqui), conforme pode ser observado nas páginas 19 e 71.

No entanto, mesmo com todos os documentos acima citados, que demonstram de forma incontestável que o farmacêutico está no grupo prioritário de vacinação, o CRF-SP tem recebido reclamações de profissionais que não estão sendo contemplados, sendo assim, o Conselho está enviando ofícios para os secretários municipais de saúde e prefeitos que não observam essa prioridade, bem como realizando contato telefônico com as Secretarias de Saúde dos municípios para esclarecimentos sobre as ações do farmacêutico no combate à pandemia e o consequente direito a participar do grupo prioritário de vacinação.

Se o município em que você trabalha estiver recusando a aplicação de vacina aos farmacêuticos, por favor, nos comunique por meio de nossa Ouvidoria (clique aqui) para adotarmos providências.

Assista aqui o vídeo da diretoria sobre a vacinação do farmacêutico contra a covid-19.

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado: