Secretário de saúde farmacêutico fala sobre desafios do combate à pandemia em webinar

Secretário de saúde farmacêutico fala sobre desafios do combate à pandemia em webinarSecretário de saúde farmacêutico fala sobre desafios do combate à pandemia em webinarSão Paulo 24 de agosto de 2020.

O CRF-SP realizou na última sexta-feira (21) mais uma webinar. Dessa vez, o tema foi “os impactos da covid-19 nas gestões municipais de saúde”. Na ocasião, o farmacêutico e secretário de saúde da Prefeitura de Olímpia, Dr. Marcos Pagliuco, falou sobre os desafios de enfrentar uma pandemia como gestor de saúde pública. Participaram da conversa o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, e o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, como mediador.

Segundo Pagliuco, ser secretário de saúde nesse momento de pandemia é uma tarefa difícil, mas muito importante. Para ele, sua experiência anterior como vereador junto com a profissão de farmacêutico, trouxe estrutura para promover as mudanças que o município necessitava. “Começamos estruturando a atenção primária. Tínhamos uma fila enorme de exames e consultas e em quase um ano conseguimos zerar as filas. Implantamos um laboratório de última geração e também a prescrição eletrônica. Isso mostra que o farmacêutico tem determinação e importância na saúde pública”.

Ele lembra que em março, quando a pandemia chegou no Brasil, teve que modificar todo o planejamento em questão de dias e que seu município, que é um polo turístico, sofreu grande impacto com o fechamento de parques, que são as principais fontes da economia local. E lamentou que muitos ainda negam os efeitos da pandemia. “Na minha experiência em saúde pública, ver essa quantidade de pacientes internados é uma realidade muito dura”.

Dr. Marcos Machado parabenizou o trabalho do colega e destacou a importância de debater o assunto com um farmacêutico que está à frente da gestão de saúde de uma região importante do Estado de São Paulo. “Nós incentivamos colegas que façam esse trabalho ou que sejam candidatos a cargos públicos. Assim a profissão ganha mais representatividade ao participar da vida política e ajudar não só a profissão como a população”.

Clique aqui para ver a agravação da webinar disponível no Canal do Youtube do CRF-SP

Clique aqui e confira a programação de webinars do CRF-SP


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.