Presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, fala sobre risco de dependência do Diazepam ao UOL

Imprensa - CRF-SP - Conselho Regional de Farmácia do Estado de São ...Imprensa - CRF-SP - Conselho Regional de Farmácia do Estado de São ...

São Paulo, 18 de agosto de 2020

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, concedeu entrevista ao portal UOL na sessão ‘Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa’ desta terça-feira, 18, falando sobre o Diazepam.

A reportagem destacou que o Diazepam é um ansiolítico do grupo das benzodiazepinas, que além de atenuar sintomas da ansiedade, ele é sedativo, relaxante e anticonvulsivante, que possui efeito rápido e deve ser usado por curto período de tempo e sob supervisão médica e que a descontinuação deve ser gradual porque há risco de efeito rebote e sinais de abstinência.

Sobre esses sinais e a possibilidade de causar dependência, Dr. Marcos Machado destacou que o Diazepam deve ser usado pelo menor tempo possível, sem exceder a 2 ou 3 meses.

A razão para isso é uma das suas reações adversas: o risco de dependência. Quanto maior for o tempo de uso da substância, maior a tolerância a ela. Quando o fármaco é utilizado por curto período, esse risco é menor. (...) As pessoas mais suscetíveis a esse fenômeno são aquelas que fazem ou fizeram uso de álcool ou drogas. Para evitar esse efeito, nos casos em que a terapia é mais longa, as doses devem ser reduzidas paulatinamente. Daí a necessidade de acompanhamento médico.

“Cabe a esse profissional não só avaliar a resposta do paciente ao tratamento, mas também orientá-lo sobre a forma correta da redução progressiva das doses e os possíveis sintomas da cessação abrupta da terapia", alerta o presidente do CRF-SP.

Clique aqui para ler na íntegra.

Departamento de Comunicação CRF-SP