Farmacêuticos concluem curso “Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços”Farmacêuticos concluem curso “Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços”São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Nesta quinta-feira (13) foi concluído o polo de Presidente Prudente do projeto “Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviços”, projeto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) com realização do CRF-SP. Participaram farmacêuticos da região que foram atualizados sobre temas relacionados ao cuidado farmacêutico, hipertensão arterial, diabetes, problemas de saúde autolimitados e prescrição farmacêutica, saúde mental e fitoterápicos.

Com carga horária de 250 horas entre ensinamentos práticos e teóricos, este foi o terceiro polo da capacitação, os anteriores ocorreram em Bragança Paulista e São José do Rio Preto.

O evento contou com a participação da secretária-geral do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, diretora responsável pelo projeto em São Paulo, que parabenizou os profissionais que participaram da capacitação. “O curso é oferecido gratuitamente para que os farmacêuticos do SUS possam se capacitar e exercerem plenamente a farmácia clínica. É bom lembrarmos que em 2013 o CFF regulamentou as atuações clínicas e a prescrição farmacêutica com as Resoluções 585 e 586, conferindo a esse profissional respaldo necessário para atuar no cuidado à saúde das pessoas”.

Canetto lembrou ainda que desde aprovação da Política Nacional da Assistência Farmacêutica a assistência farmacêutica vem avançando e obtendo progresso e o farmacêutico é o profissional que ocupa um papel estratégico, especialmente no acompanhamento farmacoterapêutico dos medicamentos. “A capacitação traz como diferencial um forte componente prático voltado à implantação desses serviços”, completou.

Para a Dra. Rosilene Martins Viel, delegada regional de Presidente Prudente, o curso ofereceu mais uma possibilidade para o gestor promover a melhora da saúde da população de seu município. “O curso contribui com os serviços prestados pelo farmacêutico clínico mas, principalmente, pela melhoria na adesão do paciente aos tratamentos prescritos. Além disso, os participantes puderam discutir e se atualizar em relação ao cuidado ao paciente”.

A Dra. Nicassia Barbara Gato Derre, delegada regional adjunta de Presidente Prudente, e Coordenadora do polo, concordou com sua colega e acrescentou que os farmacêuticos tiveram contato com o como fazer e foram estimulados a levar este conhecimento prático. “Assim como as políticas públicas nacionais têm como finalidade transformar as práticas do trabalho com base em reflexões críticas, propondo o encontro entre o mundo da formação e o mundo do trabalho, através da interseção entre o aprender e o ensinar na realidade dos serviços, o CRF-SP contempla estas políticas e o farmacêutico pode colocar em prática todo este aprendizado adquirido”.

Já para o tutor do curso, Dr. Adriano Falvo, que também é conselheiro do CRF-SP, o projeto ofereceu apoio aos farmacêuticos com subsídios para mudança de postura na dispensação de medicamentos e também na prestação de serviços burocráticos. “Eles começam a colocar em prática um sistema de consultas farmacêuticas que teve por finalidade detectar problemas relacionados à medicação. Durante o processo de tutoria online dos alunos, foi possível observar essa mudança de característica, pois a cada consulta, o tutor pode apontar as dificuldades, erros e promover uma melhoria”, apontou.

Falvo observou ainda que a cada consulta que o farmacêutico realizava foi possível perceber que conseguia interferir corretamente na qualidade de vida do paciente, fazer uma adequação e adesão no tratamento medicamentoso e melhorando o quadro clínico do paciente, seja no caso de hipertensão ou diabetes. “Isso fez com que o farmacêutico se sentisse muito mais valorizado e reconhecido pelo paciente e pela sociedade”, concluiu.

A capacitação contou com os seguinte ministrantes: Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Daniel de Carvalho Bazoli, Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat, Dra. Bruna Kogici Mohammed Hateem e Dra. Margarete Akemi Kishi.

Carlos Nascimento e Mônica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP