GTAC lança folder com informações úteis para incentivar doação de sangue

GTAC lança folder com informações úteis para incentivar doação de sangueGTAC lança folder com informações úteis para incentivar doação de sangueSão Paulo, 15 de junho de 2020.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado em 14 de junho. Além de ser uma forma de agradecer aos doadores de sangue, a data que foi estabelecida para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade mundial de dispor de sangue seguro e sobre como qualquer pessoa pode contribuir.

Para reforçar a importância deste gesto, o Grupo Técnico de Ações na Comunidade do CRF-SP (GTAC) lançou um folder com informações úteis para incentivar a doação de sangue. O material pode ser acessado neste link do portal do CRF-SP. 

As campanhas e folders desenvolvidos pelo GTAC são de grande relevância para a saúde pública, pois as farmácias são os estabelecimentos de saúde de mais fácil acesso aos cidadãos brasileiros e o farmacêutico, profissional de saúde, pode desenvolver um papel muito importante, contribuindo na divulgação de informações relevantes para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Os folderes do CRF-SP são livres para que os farmacêuticos possam imprimir e distribuir para a população.

Clique aqui para ter acesso a todos os folders e campanhas desenvolvidos pelo GTAC

OPAS

Outra importante campanha de incentivo à doação de sangue foi desenvolvida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que divulgou o tema "O sangue seguro salva vidas" e o slogan "Doe sangue e torne o mundo um lugar mais saudável".

Com a iniciativa, a OPAS reafirma que a única forma de garantir um suprimento suficiente de sangue seguro é por meio de doações regulares não remuneradas. A entidade alerta que a necessidade de dispor de sangue seguro é universal, essencial para tratamentos e intervenções urgentes e permite aumentar a esperança e qualidade de vida de pacientes com doenças potencialmente mortais, que podem levar a procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

Segundo dados divulgados pela Organização, o acesso ao sangue seguro ainda é um privilégio de poucas pessoas. A maioria dos países de baixa e média renda tem dificuldade para dispor de sangue seguro. Globalmente, 42% do sangue é coletado em países de alta renda, que abrigam apenas 16% da população mundial.

Clique aqui para acessar a campanha da OPAS

GTAC

O Grupo Técnico de Ações na Comunidade do CRF-SP (GTAC) existe para incentivar a atuação daqueles que dedicam parte do seu tempo e conhecimento, sem remuneração, a alguma atividade para a comunidade.

O farmacêutico, como muitos outros profissionais, pode desempenhar esse papel voluntario por meio de atividade ligadas à educação em saúde, orientando a comunidade sobre temas relacionados à assistência farmacêutica, promovendo o uso racional de medicamentos e demonstrando a importância de sua atuação para prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Para tanto, o GTAC desenvolveu uma série de atividades que revertem o altruísmo e solidariedade de sua classe em benefício da saúde da população. Todos os farmacêuticos inscritos na entidade podem colaborar.
Para participar, fique atento nas redes sociais e portal do CRF-SP ou procure a seccional mais próxima de sua casa, ou ainda entre em contato com o CRF-SP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para conhecer as atividades do GTAC

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.