Ministério da Saúde inscreve profissionais da saúde para combate à Covid-19

São Paulo, 2 de abril de 2020.

O Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria nº 639/2020, que trata da capacitação e cadastramento de profissionais da saúde no Programa ‘O BRASIL CONTA COMIGO.

Como funcionará:
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) enviou o cadastro de todos os farmacêuticos com inscrição ativa no sistema CFF/CRFs para o Ministério da Saúde.
O farmacêutico, antes de qualquer convocação, deverá preencher o formulário eletrônico Registra RH – disponível em: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.

Durante o cadastro, o farmacêutico informará se apresenta comorbidades, se já atua com ações relacionadas à Covid-19 e se deseja participar da ação estratégica do MS "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde".
Após o cadastro, o MS cruzará os dados dos formulários preenchidos pelos profissionais com as informações de cadastro enviadas pelo CFF, para confirmar se os profissionais realmente são farmacêuticos e estão habilitados pelo Conselho.
Após essa fase, o profissional receberá um e-mail com um link para a plataforma da capacitação on-line.
A capacitação nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes) será a distância. Todos os participantes receberão certificado de conclusão.
O MS informará os respectivos conselhos sobre os profissionais que não efetuarem o cadastro e que não concluírem a capacitação.
Em virtude da situação pandêmica de infecção humana da Covid-19, o Ministério da Saúde ressaltou, em seu comunicado oficial ao CFF, “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação”.
.

O CRF-SP solicitará mais informações com o CFF e MS e oportunamente novas orientações serão emitidas.

Departamento de Comunicação CRF-SP